Prefeitura terá coworkings públicos em Heliópolis e Jardim Edite. Entidades gestoras serão contratadas

Editais selecionarão uma organização para cada região com foco em desenvolver empreendedores das periferias da capital

Com a retomada da economia e a dificuldade de empreendedores de periferia conseguirem estruturar o próprio negócio, a Prefeitura de São Paulo irá ampliar o número de coworkings públicos que também contam com palestras, cursos e mentorias.

Dois novos Teias, como são chamados os espaços de trabalho compartilhado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, executados pela Ade Sampa, estão programados para serem inaugurados em julho em Heliópolis e no Jardim Edite, ambas na zona sul da capital.

“As unidades do Teia são planejadas para fortalecer a vocação econômica de cada região da capital, além de descentralizar o acesso aos espaços colaborativos de trabalho que estão concentrados nos grandes centros comerciais”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “As novas unidades do Teia em Heliópolis e Jardim Edite serão responsáveis por expandir o empreendedorismo na periferia, incentivando negócios já existentes nas regiões e sendo também um espaço de apoio para o surgimento de novas iniciativas de geração de renda para as comunidades locais”, completa.

A Ade Sampa está selecionando até 30 de junho entidades para a gestão do espaço pelo período de 12 meses. Será selecionada uma entidade por região, que receberá R$ 143.400 por ano para realizar atividades de qualificação e desenvolvimento de redes locais, além da consolidação e reporte mensal dos registros das atividades realizadas.

As ações no Teia Jardim Edite, que será instalado no Conjunto Residencial Jardim Edite, serão voltadas para a área de gastronomia, visando apoiar cooperativas já instaladas na região. Já no CEU Heliópolis, a futura unidade do Teia terá a sua vocação definida pelos moradores da região, após a pandemia do coronavírus, com encontros participativos.

Para se inscrever, basta seguir as orientações dos editais disponibilizados nos links:

Concurso Gestão Teia Heliópolis: www.bit.ly/pag-edital-18-2020

Concurso Gestão Teia Jardim Edite: www.bit.ly/pag-edital-19-2020

“Mesmo com a pandemia pretendemos iniciar as atividades dos novos Teias, mesmo que de forma on-line, promovendo a qualificação empreendedora dos moradores da região, criando e fortalecendo redes locais para o desenvolvimento dos negócios e ampliação de vendas de produtos e serviços”, explica Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa.

Sobre o Teia

O primeiro Teia foi inaugurado na região de Taipas, em maio de 2019. A unidade já recebeu mais de 3.800 empreendedores. Ao longo de 2019 e início de 2020, foram inauguradas mais quatro unidades, em diversas regiões da cidade.

Os empreendedores podem utilizar os espaços na região central, dentro da Hemeroteca Mário de Andrade, voltado para a economia criativa; na zona sul, no Centro de Cidadania da Mulher, para o empreendedorismo feminino, além do foco em agricultura estabelecido em Parelheiros no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia; e na região leste, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, sendo um ponto de referência para ações de moda e costura.

Nos espaços de trabalho os empreendedores podem utilizar gratuitamente mesas de trabalho, computadores, salas de reuniões e internet rápida. A iniciativa visa apoiar empreendedores no desenvolvimento e crescimento de seus negócios por meio de atividades, conteúdo, mentoria e conexões, além de fomentar e estimular a criação e o desenvolvimento de comunidades locais de empreendedores.

Para mais informações sobre os espaços acesse: www.adesampa.com.br/teia.

Por: Letícia Baie

Siga a SMDET nas redes sociais