Postos do Cate irão atender mais de 7 mil pessoas nessa semana, maioria busca habilitar o seguro-desemprego

Agendamento pela central 156 ocorre 24 horas por dia e pode ser feito via telefone ou portal do serviço

Os 13 postos do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo esperam atender mais de 7 mil pessoas nesta semana, de acordo com o agendamento prévio realizado pela central 156. Desde abril, o público que está com dificuldade para acessar o auxílio emergencial do governo federal e habilitar o seguro-desemprego pode agendar o atendimento presencial no Cate das zonas oeste, norte, leste e sul.

“O cidadão que por alguma razão ainda não conseguiu fazer o pedido do auxílio emergencial e tem direito, pode contar com a ajuda da equipe de atendentes do Cate. A reabertura das unidades foi decidida com base em levantamento que aponta mais de 500 mil pessoas, em sua maioria carentes e sem acesso a meios tecnológicos, que teriam dificuldades para acessar tanto o auxílio emergencial quanto o seguro-desemprego”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Mais de 6 mil pessoas já foram atendidas para requerer o auxílio emergencial. Por volta de 45% receberam no ato do atendimento a informação que o benefício estava liberado ou em análise pela Caixa Econômica Federal. Os demais tiveram algum tipo de impedimento por não estar no perfil exigido ou já tinham feito o pedido e buscou esclarecimentos sobre o serviço. “Ainda tem uma demanda represada que pode estar passando por privações e desconhece que pode contar com os órgãos públicos para amenizar o problema, diante desta crise causada pela pandemia do coronavírus”, completa Aline Cardoso.

Para esta segunda-feira, 8 de junho, 1.754 pessoas agendaram atendimento, sendo a maioria voltada à habilitação do seguro-desemprego ou para dar andamento a pendências relativas a esse benefício. O seguro-desemprego pode também ser resolvido pelo portal do governo federal www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego ou pela Carteira Digital, disponível em aplicativos para smartphones.


Como agendar

Os serviços da central 156 da Prefeitura de São Paulo realizam o agendamento via telefone ou pela internet no portal por este site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Durante o atendimento é possível escolher a unidade mais próxima de casa. O serviço funciona todos os dias semana, 24 horas. Já foram agendadas mais de 80 mil pessoas, a maioria via telefone.

Atendimentos

Mais de 6 mil pessoas foram atendidas na semana anterior nos postos do Cate. Os serviços de seguro-desemprego ocuparam por volta de 67% do atendimento, tanto para a habilitação do benefício quanto para resolver pendências de pessoas que estão com a solicitação em andamento. Os demais 33% foram de atendimentos voltados ao auxílio emergencial do governo federal, que nos Cates são voltados para formalizar o requerimento do benefício.
Desde a retomada do atendimento, em 29 de abril, a unidade de Interlagos foi procurada por 4.437 pessoas e Itaquera por 2.770, sendo os dois postos com maior movimento. O Cate Perus, na zona oeste, detém cerca de 4% dos atendimentos.
.
Serviço

Agendamento
Central 156 ou pelo portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br
Atende todos os dias, durante as 24h.

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.


Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

 
Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201


Serviços pela internet

Seguro-Desemprego
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

Auxilio Emergencial do Governo Federal
https://auxilio.caixa.gov.br/

 

Por: Solange Borges

 

 Siga a SMDET nas redes sociais