Plataforma que mapeia iniciativas tecnológicas verdes é lançada pela Prefeitura de São Paulo

Startups poderão propor soluções inovadoras para as maiores problemáticas da cidade e contribuir com o desenvolvimento da capital

 

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 20 de maio, a plataforma de mapeamento de iniciativas verdes da capital. A iniciativa, que faz parte do programa Green Sampa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e operada pela agência Ade Sampa, tem como objetivo fomentar negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável do município. As inscrições podem ser feitas pelo site www.adesampa.com.br/greensampa.

Na plataforma, o empreendedor cadastra a sua startup e apresenta a solução tecnológica que poderá contribuir com as problemáticas da cidade. Após isso, a Ade Sampa identificará as demandas de empresas privadas e do setor público e cruzará com as soluções inovadoras de startups verdes.

“A plataforma será fundamental para que diversas startups possam contribuir com o desenvolvimento e a melhoria da nossa cidade. Esta é mais uma das iniciativas do prefeito Bruno Covas de apoio a área de tecnologias verdes, que conta com um enorme potencial de crescimento em São Paulo. Além de trazer soluções para problemas do cotidiano, as startups poderão criar uma relação com as empresas do setor público e privado, para tornarmos São Paulo uma cidade cada vez mais tecnológica e sustentável”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Esses negócios poderão apresentar iniciativas em diversos eixos temáticos como água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; qualidade do ar; resíduos sólidos, entre outros.

As ecotechs e cleantechs que se inscreverem nos meses de maio e junho concorrerão a mentorias individuais. Entre as 70 startups melhor avaliadas neste período, 20 receberão mentorias individuais e 50 um programa de qualificação com troca de boas práticas modular, a partir dos principais desafios enfrentados por elas.

Os critérios de análise são clareza e completude das respostas; validade da proposta de valor declarada no modelo de negócio; características inovadoras do negócio; possíveis benefícios gerados para a cidade e para a sociedade; sustentabilidade a longo prazo; alinhamento das necessidades apontadas pela empresa; perfil dos principais gestores e possibilidade de replicação do produto ou serviço em outros centros urbanos, representando sua potencial capilaridade.

“Além de conhecer as startups de tecnologias verdes existentes, também queremos apoiar as melhores iniciativas como forma de aposta do poder público neste setor. As acelerações e mentorias serão fundamentais para que uma ideia que seja inicialmente pequena se torne uma solução para a maior cidade do Brasil, e quem sabe, até uma referência para todo o mundo”, comenta o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Desafio Green Sampa
No início do ano, a Prefeitura de São Paulo lançou o Desafio Green Sampa, para acelerar 12 iniciativas que promovam soluções para temáticas ambientais na capital. O Programa de Desafios de Soluções Inovadoras do Green Sampa conta com projetos em quatro setores: água; clean web; energia limpa e gestão de resíduos sólidos. As iniciativas selecionadas estão sendo aceleradas por meio de encontros e qualificações até o mês de junho. Destas, quatro irão receber o aporte financeiro de R$ 25 mil cada ao final do processo para investir em seu negócio.

As atividades estão sendo ministradas pela Futurize, empresa especializada em aceleração de negócios contratada pela Ade Sampa para gerenciar o desafio. No primeiro encontro, os participantes do programa tiveram a oportunidade de se apresentar, conhecer os projetos e estabelecer uma rede de contatos.

Hub Green Sampa
Na véspera do aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, a Prefeitura da capital anunciou a criação do Hub Green Sampa – Centro de Inovação e Negócios Verdes, que será instalado na Praça Victor Civita, na região de Pinheiros, zona oeste. Na data, foi assinado o acordo de cooperação entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e o Instituto Idemas, para a cessão da Praça e também o termo de parceria para cessão do prédio do incinerador para a Ade Sampa.

Na área externa da praça, o Idemas realizará a manutenção, segurança, melhorias urbanas, ambientais, paisagísticas e a promoção de programas culturais, ambientais, esportivos, sociais, lazer e recreação no local. Já na área interna do prédio do incinerador, a Ade Sampa fará a transformação do local em uma incubadora e aceleradora de empresas inovadoras de tecnologias verdes. A previsão é que o equipamento comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

Sobre o Green Sampa
O programa foi lançado durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, promovida pelo Banco Mundial, que contou também com um seminário sobre Oportunidades de Negócios Ambientais na Cidade de São Paulo com especialistas em saneamento, energias renováveis, resíduos sólidos e financiamento.

O Green Sampa atua em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade. A iniciativa é desenvolvida por diversos setores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento e conta com a parceria da Grant Thornton, uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, das Secretarias Municipais de Verde e Meio Ambiente, Relações Internacionais e Subprefeituras e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Por: Dante Souza

Siga a SMDET nas redes sociais