Cursos técnicos da Escola Makiguti retornam com novo ambiente de aprendizagem virtual

Com retomada das aulas prevista para 27 de abril, a equipe de professores e auxiliares passará por uma capacitação para uso da plataforma de ensino à distância

 

A partir de segunda-feira, 27 de abril, os alunos e professores da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti contarão com um novo recurso para participarem das aulas durante a quarentena do coronavírus. O equipamento, administrado pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, fará o uso da plataforma de ensino virtual Google Sala de Aula, evitando aglomerações em ambientes físicos.

“A Escola Makiguti é uma referência de ensino em toda a cidade, sendo uma das principais formadoras de profissionais do setor da saúde. Por isso, adotamos um sistema de ensino à distância para que os alunos deem continuidade no ano letivo utilizando o celular ou computador, sem a necessidade de sair de casa”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “E para garantir a qualidade de ensino dos alunos por meio das salas virtuais, os professores estão passando por um treinamento de uso da ferramenta para a aplicação dos conteúdos”, completa.

O recurso, escolhido e aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, possibilita a integração do corpo docente e das equipes técnicas e pedagógicas por meio do desenvolvimento das atividades e avaliações, além de acompanhar todo o processo de desempenho dos estudantes. A medida adotada também atende às determinações das autoridades de saúde e da Prefeitura para evitar a propagação do coronavírus dentro do ambiente de ensino.

As funcionalidades permitem a exibição e o compartilhamento de conteúdo nos formatos de apresentações (slides), documentos de texto, planilhas, agenda, anotações e vídeos. Outro recurso oferecido pela plataforma é o uso de mensagens instantâneas para manter a comunicação entre as turmas e seus educadores. Inclusive, o Google Sala de Aula pode ser usado no celular baixando o aplicativo gratuito, disponível nas principais lojas de apps de smartphones.

Durante a paralização das aulas, a coordenação da Escola Makiguti realizou uma pesquisa e identificou que 2% dos 1.400 alunos matriculados não têm acesso à internet. “Para que ninguém fique para trás no ano letivo, a escola disponibilizará o uso dos computadores do laboratório de informática da escola em horários alternativos, de maneira que não haja aglomeração no espaço”, destaca a supervisora geral da unidade, Valdirene Tizzano.

Entre os dias 23 e 25 de abril, os alunos e professores da escola passarão por um treinamento e apresentação do Google Sala de Aula, onde será explicado quais recursos e ferramentas que a plataforma oferece. As aulas serão retomadas a partir de segunda-feira (27), possibilitando que o aluno acesse os conteúdos em qualquer horário do dia.

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti
Administrada pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a escola oferece os cursos técnicos de saúde bucal, farmácia, análises clínicas, cuidados com idosos, hemoterapia e gerência em Saúde. São realizados dois processos seletivos por ano, com 1.080 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores. Desde a fundação, em 2005, foram cerca de 11.714 alunos formados, deste número, são 7.542 técnicos e 4.172 auxiliares.

Por: Miguel Guedes e Luis Antonio

Siga a SMDET nas redes sociais