Portal de ensino a distância da Prefeitura de São Paulo é alternativa de capacitação profissional durante quarentena

Plataforma oferece cursos profissionalizantes e mentorias gratuitas para quem empreende

Começa nesta terça-feira, 24 de março, o período de quarentena em virtude da pandemia do coronavírus. Durante o período de 15 dias de restrição social, as pessoas que estarão em casa poderão aproveitar o tempo para se qualificar pelo portal do Cate, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que conta com dezenas de cursos profissionalizantes de diferentes áreas de atuação.

“O portal do Cate foi lançado em dezembro do ano passado e oferece cursos nas áreas de gestão, trabalho e empreendedorismo; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia e gastronomia”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Com uma linguagem simples e direta, o aluno se capacita em cursos que certamente vão enriquecer o seu perfil profissional, ou até mesmo ser uma inspiração para futuros negócios”, completa.

Parte dos cursos segue as tendências do mercado, como, por exemplo, programação em back-end e python, setores que buscam profissionais capacitados para o preenchimento de vagas de emprego. Há também opções inovadoras, como a qualificação em desenvolvimento de jogos e a gestão de resíduos por meio do upcycling.

E para quem já trabalha ou possui uma área de atuação definida, mas busca complemento profissional, o portal do Cate também oferece cursos de reforço em matemática, gramática e informática, que podem ser utilizados como diferencial no currículo.

Mentorias e inspirações ao empreendedor

Além dos cursos de capacitação profissional, o portal possui uma área dedicada ao empreendedorismo. Nela, o usuário tem acesso a dicas, orientações e até textos de inspiração que podem expandir os horizontes de quem já trabalha ou para quem busca autonomia nos negócios.

A plataforma conta também com cursos rápidos de marketing digital e gestão de negócios, fundamentais para quem deseja ampliar a sua rede ou até mesmo dar um pontapé inicial em uma ideia que está no papel.

O Portal do Cate é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar com acesso a internet. O cadastro é simples, tendo a possibilidade de ser vinculado ao Facebook, que preenche boa parte das informações necessárias para a criação da conta. Acesse: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais