Cerca de 300 mulheres passaram pelo Contrata SP Tem Saída em busca de oportunidades de emprego

21 empresas estiveram com equipes de recursos humanos para realizar processo seletivo exclusivo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quinta-feira, 5 de março, a 2ª edição do Contrata SP Tem Saída, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Cerca de 300 mulheres em situação de violência doméstica e familiar participaram do processo seletivo com mais de 800 vagas especialmente selecionadas para esse público. A iniciativa contou com 20 empresas com oportunidades nas áreas do comércio, serviços, beleza, entre outras, com mais de 500 pessoas pré-aprovadas para as demais etapas de seleção.

“A autonomia econômica é o primeiro passo para que a mulher rompa o ciclo de violência. O Programa Tem Saída foi criado para unir esforços entre as áreas pública e privada e ajudar quem está nessa situação”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Em um ano e meio de existência desse programa, já foram atendidas mais de 600 mulheres e 200 foram empregadas”, finaliza.

Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres, o Programa Tem Saída busca a interrupção do ciclo de violência por meio da autonomia financeira da mulher. Atualmente, a ação conta com 42 empresas parceiras.

Também esteve presente na Casa da Mulher Brasileira a promotora de justiça, Gabriela Manssur, que atua há 13 anos no combate a violência doméstica. “Desde que luto a favor dessa causa, eu nunca vi uma mulher romper esse ciclo de violência sem antes obter a autonomia financeira”, ressalta a promotora. “O projeto salva vidas e nós, mulheres, precisamos acreditar que existe uma saída para essa situação e a partir de então saímos da condição de vitimas, para nos tornarmos fortes e sobreviventes”, conclui.

Ana Souza (nome fictício) uma das candidatas que esteve no Contrata SP Tem Saída, e está em busca de uma oportunidades para refazer sua vida, renovou as esperanças na ação. “Estou com uma entrevista agendada em uma rede de supermercados e também vou para outra etapa do processo seletivo de uma empresa na área de atendimento ao cliente. Espero que consiga a vaga para poder tocar minha vida e criar minha filha. Não vivo mais com meu marido e um novo emprego me ajudará a conquistar a minha total independência”, afirma.

Durante o evento, as mulheres tiveram acesso a serviços e orientações disponíveis na Casa da Mulher Brasileira como a formalização de denúncia contra os agressores, por meio da Defensoria Pública.

Cursos de Qualificação Profissional

No local, as mulheres também puderam se inscrever em mais de 1.600 vagas de cursos de qualificação profissional abertas em todas as regiões de São Paulo. O Contrata SP Tem Saída ainda disponibilizou oficinas do Programa Elabora com dicas sobre comportamento em processos seletivos, como realizar uma entrevista adequada, elaboração de currículo, entre outros. Orientação sobre empreendedorismo também foi oferecido pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Cate na Casa da Mulher Brasileira

Durante a cerimônia de abertura do Contrata SP Tem Saída foi assinado um termo de cooperação entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direitos Humanos e Cidadania para ações de empregabilidade do Cate na Casa da Mulher Brasileira.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto, ressaltou a importância da Casa da Mulher Brasileira que já atendeu 3.600 mulheres desde a inauguração, em novembro de 2019. “Este espaço é para acolher as mais diversas iniciativas que acolham e contribuam com as mulheres, que ainda passam por violência doméstica e familiar, contar com esse novo serviço que promove a empregabilidade e geração de renda será de grande importância para as mulheres que buscam a Casa”, destaca.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br
 

 

Siga a SMDET nas redes sociais