Professores da rede pública e privada recebem treinamento sobre moda sustentável em parceria da Prefeitura de São Paulo com o Fashion Revolution

O evento foi realizado por meio do programa Fashion Sampa para engajar os participantes no consumo consciente da moda

 


Professores da rede pública e privada participaram de treinamento sobre produção e consumo consciente da moda promovido pela Prefeitura de São Paulo nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de fevereiro. A ação, em parceria com o Instituto Fashion Revolution Brasil e o British Council, foi realizada por meio do Fashion Sampa, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para fomentar o mercado da moda e consumo sustentável.

Os dois encontros realizados no Teia Centro, coworking público da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, fizeram parte do Programa Educacional Jovens Revolucionários, que estimula a colaboração e troca de conhecimentos entre educadores do Brasil para sensibilizar estudantes e jovens sobre a cadeia da moda.

“Os hábitos de consumo na moda refletem também em impactos ambientais e sociais. Há uma crescente preocupação em observar desde a origem do material em que uma peça é fabricada até a forma como pode ser utilizada após o descarte pelo consumidor”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A parceria entre o programa Fashion Sampa e o Instituto Fashion Revolution busca estimular cada vez mais o debate sobre estas questões para que possamos conscientizar a população e promover a sustentabilidade em todos os âmbitos de produção e consumo”, completa.

Cerca de 60 docentes de instituições públicas e privadas que lecionam disciplinas nos níveis: ensino fundamental, técnico, médio e superior participaram da capacitação. Durante o treinamento, foram desenvolvidas atividades de conscientização e debates entre os participantes sobre a importância de abordar a temática dentro de salas de aulas e promover o engajamento na produção e no consumo sustentável e consciente da moda.

Fashion Sampa

O programa tem o objetivo de fomentar a competitividade do mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais. Além disso, promove a conscientização, o combate à pirataria, a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável para colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais.

Por: Letícia Baie

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais