450 vagas em cursos gratuitos na área de TIC estão abertas na Capital

Programa StarTI pretende qualificar e inserir mais de mil pessoas no mercado de trabalho.

Tecnologia da Informação e Comunicação é um dos setores com maior expectativa de crescimento no mercado de trabalho no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom, até 2024, a área de T.I. abrirá mais de 420 mil vagas de emprego em todo o país, que atualmente forma cerca de 70 mil pessoas por ano, o que significa um déficit de 260 mil profissionais.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo abriu 450 vagas para a capacitação técnica de jovens de 15 a 29 anos nas seguintes disciplinas: Introdução à Programação Web; Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente por meio da plataforma Zendesk. As pessoas interessadas em participar do projeto devem se inscrever presencialmente até 27 de fevereiro nos dois locais onde os cursos serão realizados: Santana e Santo Amaro.

“São Paulo é a capital brasileira da Tecnologia da Informação e Comunicação. dos 845 mil empregos no setor que o país possui atualmente, 43% estão situados na cidade. Porém, a área de T.I. tem dificuldades na contratação, tendo como um dos fatores a alta competitividade pelas vagas e a baixa qualificação dos candidatos”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com início das aulas programado para 2 de março, o StarTI é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação. A iniciativa terá bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

Com incentivo à formação de mulheres e afrodescendentes, os cursos são de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite, com duração de 160 horas. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao benefício, o candidato deverá comprovar renda per capita de até um quarto do salário mínimo na residência.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar às vagas de trabalho das empresas parceiras do programa.

Para participar, o interessado deverá comparecer à sede do IOS, localizada em Santana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou à EMEFM Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, das 10h às 19h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Programa StarTI – Inscrições até 27 de fevereiro

Horário de atendimento das inscrições: 9h às 17h em Santana e das 10h às 19h em Santo Amaro.
Início das aulas: 2 de março.

Locais:

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)
Av. Gen. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503-2617 | WhatsApp (11) 97343-9010

Cursos:
Introdução à programação web;
Montagem e manutenção de computadores;
Atendimento ao cliente com a plataforma Zendesk.

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)
Av. Adolfo Pinheiro, 511 | WhatsApp (11) 99674-2986

Cursos:
Introdução de Programação à Web;
Atendimento ao Cliente com a plataforma Zendesk.

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais