Parceria da Prefeitura de SP com o Governo do Estado capacita mais de 200 pessoas em cursos profissionalizantes

Ação é decorrente da formação da Rede de Parceiros para aumentar o número de pessoas com qualificação profissional na capital

A Prefeitura de São Paulo está com edital aberto para ampliar o número de organizações e entidades assistenciais que passarão a contar com suporte da administração municipal na área de qualificação profissional e geração de renda. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estruturou a Rede de Parceiros do Desenvolvimento, que já conta com cerca de 60 entidades de todas as regiões da cidade.

“A capital conta com grande número de organizações que já fazem um amplo serviço de preparar as pessoas para o mercado de trabalho e resolvemos unir esforços para intensificar essa ação. Em parceria com o Governo do Estado estamos com 12 mil vagas de cursos de qualificação profissional para as pessoas se capacitarem rapidamente e começarem a gerar renda no dia seguinte”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Esta primeira fase de qualificação profissional conta com cursos nas áreas administrativa, tecnológica, beleza e cuidados com saúde, ministrados pela equipe técnica do Centro Paula Souza. Inicialmente, foram disponibilizadas mais de 4 mil vagas, que estão sendo absorvidas pelas pessoas que são atendidas pelas entidades que já compõem a Rede de Parceiros do Desenvolvimento.

Nesta semana, cerca de 200 formandos receberam os certificados após a conclusão dos cursos gratuitos. Entre eles, a aluna Maria do Socorro Santos, de 48 anos, que realizou o curso de manicure e pedicure no Jardim Colombo – zona sul da capital, trabalha em casa fazendo bolos, doces e salgados para aniversários. “Eu estava em busca de um curso para ter mais opções de geração de renda, assim decidi fazer minha inscrição nas aulas para ganhar mais uma especialização e poder conseguir ajudar minha família nas questões financeiras. Após a conclusão do curso já comecei a trabalhar e ter clientes marcadas”, conta Maria.



Outra aluna que está otimista com as possibilidades de conseguir um emprego como Cuidadora de Idosos é Isabel Crisitina dos Santos, 37 anos. “Sou babá e vi que o aprendizado vai me ajudar também nessa outra atividade. Muitas dicas e orientações podem ser aplicadas tanto para crianças quanto para idosos, mas quero aprimorar e poder também ampliar o atendimento para outros públicos”, disse Isabel Cristina, que concluiu o curso.

Até o dia 20 de dezembro, mais 17 turmas receberão certificados pela conclusão dos cursos. As instituiões interessadas em participar da Rede de Parceiros do Desenvolvimento podem acessar o edital no endereço eletrônico www.bit.ly/2rLchQJ

 

 Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais