Prefeitura de São Paulo entrega certificado para alunas de cooperativismo em moda e costura

Mais de 50 empreendedores foram capacitados em cooperativismo durante este ano

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, os certificados de conclusão para 14 alunas do curso de Introdução ao Cooperativismo. Durante a capacitação, a turma recebeu orientações de relações interpessoais, resíduos sólidos, mercado de trabalho e gestão de empreendimentos.

“Neste últimos três meses oferecemos diversas qualificações e capacitações com foco no cooperativismo. Ao todo, capacitamos mais de 50 empreendedores nas regiões sul e leste da cidade. Nosso objetivo é oferecer apoio e orientação para que esses empreendedores consigam gerar renda com sua própria cooperativa”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A capacitação também já foi oferecida para o grupo de cozinheiras do Misturas e Sabores do Jardim Edite, zona sul da capital, e para a turma de catadores do bairro José Bonifácio, na zona leste.

Em paralelo a Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento ofereceu orientações de empreendedorismo para que os participantes aprendessem a gerenciar e impulsionar o seu negócio. As atividades estimularam o cooperativismo entre os empreendedores, para que possam, por meio de um ação conjunta, obter resultados e beneficiar não apenas os seus próprios negócios, como também o desenvolvimento econômico local.

Os empreendedores da zona sul receberam orientações sobre fluxo de caixa e as melhores maneiras de ganhar espaço no mercado, analisando tipos de investimento, público alvo, marketing pessoal e concorrentes. A capacitação foi oferecida em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Já na zona leste, foi oferecido o Fábrica de Negócios, capacitação de seis encontros com o objetivo de auxiliar empreendedores a desenvolver estratégias para fortalecer seus empreendimentos. Por meio de uma metodologia dinâmica, o curso ensinou os empreendedores a aplicarem habilidades que já possuem, além de estimular o ganho de novas competências para a validação de seus modelos de negócio de maneira sustentável.

O curso é dividido em duas fases. A primeira tem como objetivo estimular os participantes a trocarem informações sobre suas ideias de negócios, identificarem oportunidades a partir de suas realidades, experiências, aprendizagens compartilhadas e da rede de contatos. Também possibilita identificar seu público alvo, explorando suas ideias com mais clareza, se conectarem consigo mesmos e com o seu território a fim de saberem os próximos passos para construírem soluções inovadoras para os seus negócios.

Já a segunda visa fortalecer as ideias e seus modelos de negócio, olhando com profundidade para o planejamento e definindo ações estratégicas. Nessa fase os participantes conhecem e adquirirem ferramentas fundamentais para validar sua ideia.


 

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