Curso realizado pela Prefeitura de São Paulo e Carrefour Brasil qualifica e emprega trabalhadores da zona leste

PROvarejo já capacitou mais de 160 pessoas em apenas três meses de atividade, atendendo as zonas leste e oeste da capital

A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Grupo Carrefour Brasil, realizou entre setembro e dezembro de 2019 o PROvarejo, programa de qualificação e inclusão de trabalhadores ao mercado de trabalho. Abordando o setor de varejo, como perecíveis, atendimento e estoque, a iniciativa capacitou mais de 160 pessoas em apenas três meses de execução, encaminhando quase 100 participantes para processos seletivos da rede varejista.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste, para conversar e interagir com a última turma de 2019, composta por 29 participantes.

“O PROvarejo é uma oportunidade estamos dando para a população, pois além do conhecimento técnico sobre perecíveis, atendimento, higiene e logística, o curso aborda os aspectos socioemocionais do aluno, fazendo com que ele saiba explorar seus talentos e aptidões, o diferenciando no mercado de trabalho”, explica Aline Cardoso.

Ministrado pela Rede Cidadã São Paulo, o curso abre oportunidades para 30 pessoas por turma e tem duração de seis dias úteis, totalizando 18 horas de aula. Além de destacar os conceitos de atendimento no setor de varejo; higiene; perecíveis e logística, os encontros abordam as habilidades socioemocionais de cada participante, incentivando-os a explorar suas melhores características e aptidões.

“Participar do PROvarejo junto à Fundação Paulistana é uma contribuição da companhia para causas sociais importantes da atualidade. A capacitação profissional pode oferecer oportunidades de emprego, empreendedorismo, e é uma iniciativa que nos enche de orgulho e nos permite um posicionamento de empresa cidadã”, avalia Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Após a conclusão do curso, cada aluno recebe duas certificações, sendo uma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a segunda da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Ao finalizar a capacitação, os trabalhadores são encaminhados para um processo de triagem que abastece o Banco de Talentos do Carrefour, utilizado para futuras contratações da Rede. A Fundação Paulistana, juntamente com a Rede Carrefour, está desenvolvendo a programação do PROvarejo em 2020, que será executado até julho do mesmo ano.

Sobre a Fundação Paulistana
Entidade da administração indireta da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Tem o papel de promover a educação profissional, o trabalho e a cultura, visa o desenvolvimento social, tecnológico, territorial e econômico solidário, priorizando a periferia da cidade de São Paulo.

A Fundação Paulistana possui dois equipamentos públicos: o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti – ambos localizados na Cidade Tiradentes, distrito da Zona Leste de São Paulo.

Por: Miguel Guedes

 Siga a SMDET nas redes sociais