Empreendedores da Cidade Tiradentes ganham coworking público para gerenciar e alavancar seus negócios

Novo espaço do Teia está localizado na zona leste da cidade e oferece acesso à internet, mentorias, rede de contatos e orientação empreendedora

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o seu terceiro espaço colaborativo de trabalho. O Teia agora está também na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade, oferecendo aos empreendedores da região um espaço, totalmente gratuito, para trabalhar com acesso a computadores, internet, impressora, sala de reunião, mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos.

“Cidade Tiradentes é uma das regiões onde o número de empregos por habitante é muito baixo, por outro lado a quantidade de empreendedores é bastante relevante. A região leste da capital conta com mais de 20% dos MEIs - Microempreendedores da capital. Investir nesta região no apoio a novos negócios vai potencializar a geração de renda local, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Teia Cidade Tiradentes tem capacidade para 30 pessoas e está instalado dentro do CFCCT - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, localizado no extremo leste da cidade.

Participaram da inauguração a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano e a diretora da Fundação Paulistana, Andrea Lua.

“Respeitar a vocação local é fundamental, por isso este Teia terá ações voltadas especialmente para o setor da moda, já que o CFCCT conta com curso de corte e costura e mais de 400 pessoas já se qualificaram neste setor que, é uma vocação da região leste da cidade”, destaca o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

A primeira atividade de qualificação realizada no Teia Cidade Tiradentes foi o Fábrica de Negócios, que apoia quem está dando os primeiros passos em sua jornada empreendedora. Ao todo, 12 empreendedores participaram da qualificação composta por workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas.

Para executar a gestão do espaço, a Ade Sampa lançou um edital para a contratação de uma organização de base territorial. A Empreende Aí, associação vencedora do edital, será responsável pela gestão do espaço pelo período de 12 meses, além de desenvolver um cronograma de atividades abertas ao público.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou também, na última quinta-feira, 12 de dezembro, o Teia Santo Amaro. O espaço, localizado no Centro de Cidadania da Mulher - Santo Amaro, zona sul da capital, é voltado para as empreendedoras locais que não possuem um escritório para gerenciar os seus negócios.

O espaço funcionou como piloto por duas semanas, período em que recebeu também a primeira turma do Mais Mulheres, atividade oferecida pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento Econômico, que qualifica e impulsiona negócios de empreendedoras da capital. Ao todo, 24 mulheres passaram pela qualificação que ocorreu em seis encontros e receberam toda a orientação necessária para alavancar os seus negócios.

O Teia Santo Amaro tem capacidade para 14 mulheres trabalharem simultaneamente utilizando seus próprios notebooks ou um dos computadores instalados no espaço, tudo com acesso gratuito à internet de alta velocidade. O local conta também com impressora, sala de reunião e atividade de mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos.


Serviço
Teia Cidade Tiradentes
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes

Por: Damaris Rodrigues


Siga a SMDET nas redes sociais