Prefeitura de São Paulo discute o empreendedorismo negro na capital paulista

Reunião teve como objetivo apresentar os dados do setor e as ações desenvolvidas pela Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a reunião da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor (CEAA). O encontro, que ocorreu na sede central do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, debateu sobre dados e ações de empreendedorismo negro na capital.

“Os empreendedores negros têm um rendimento de 19,7% menor que a média total dos ocupados na cidade e 40,5% a menos que os empreendedores não negros. Dados como os que foram apresentados são importantes para que tenhamos um panorama do empreendedorismo negro na capital. Já realizamos algumas ações voltadas a este público, como as feiras de artesanato na região central, com o objetivo de promover o acesso a mercado e a geração de renda dos empreendedores”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos apresentou um estudo feito para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que indica que os negros ainda são minoria entre a população ocupada. Entretanto, nota-se o crescimento progressivo desta ocupação passando de 28,6% em 2000 para 41,3% em 2017. A proporção de negros entre os empreendedores é inferior a sua participação no total da população ocupada. Em 2017, apenas 36% dos empreendedores eram negros.

Na última terça-feira, 10 de dezembro, a Comissão realizou também o seminário preparatório Empreenda Afro - Empreendedorismo Negro na Cidade de São Paulo que contou com a apresentação de estatísticas do setor por instituições como Sebrae, Instituto Locomotiva de Pesquisa, Instituto Integrare e Rede Nossa São Paulo.

Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor
É um colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que tem por finalidade traçar metas, organizar e acompanhar o cumprimento dos objetivos do Programa Municipal São Paulo Afroempreendedor, instituído pela Lei Municipal nº 16.335/2015.

Um dos objetivos da Comissão é promover regularmente uma agenda de eventos que fortaleçam e oportunizem o desenvolvimento econômico e social das empresas e negócios afroempreendedores da capital.

Neste ano a Comissão do Afroempreendedorismo realizou duas feiras de artesanato e gastronomia na região central da cidade, uma no Largo do Paissandu e a outra na Praça da República, comemorando o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Participaram mais de 100 comerciantes de comida de rua credenciados no banco de dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao artesão e manualista da capital.