Participantes do Programa Tem Saída recebem palestra sobre a importância do empoderamento financeiro feminino

O projeto é uma ação da Prefeitura de São Paulo voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher

Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, mulheres inseridas no Programa Operação Trabalho Combate ao Desperdício - Tem Saída, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, acompanharam uma palestra sobre a importância do Empoderamento Financeiro Feminino no prédio da Secretaria, na Galeria Olido. O objetivo é incentivar as participantes na reorganização financeira e na geração de renda.

“Essa oficina visa auxiliar as mulheres do Programa a se organizarem e descobrirem seus potenciais para gerar renda, enquanto não conseguem a recolocação profissional. São algumas dicas para que no dia a dia, elas se vejam capazes de tocarem suas vidas sem a necessidade de ficarem na dependência do agressor”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Elisangela Ferreira, de 33 anos, que participou da palestra, conta que pretende voltar ao mercado de trabalho e para isso precisava de mais instruções e uma preparação maior. “Entrei esse ano para o Tem Saída e venho participando das atividades propostas, inclusive recentemente fui no Contrata SP - Tem Saída. Essa palestra tem ajudado na forma de administrar o minhas finanças, pois pretendo abrir um negócio e gerar uma renda a mais para a minha família”, conta a participante.

Uma das atividades práticadas no encontro foi um desafio, a ação envolvia a avaliação de algum projeto a ser realizado em menos de dois anos e quanto isso custaria, com o objetivo de exercicitarem seus planos e colocarem em prática no prazo proposto.
 

Programa Operação Trabalho

O Programa Operação Trabalho (POT), administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem como objetivo qualificar o trabalhador desempregado, residente na capital e que pertença a família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. O POT Tem Saída foi iniciado em agosto deste ano e as atividades são desenvolvidas em feiras livres e entidades assistenciais na capital. As mulheres contam com uma bolsa de R$ 1.047,90 por mês, para seis horas de atividades de segunda a sexta-feira.


Programa Tem Saída

O Programa Tem Saída é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

A mulher atendida pelo sistema judiciário será encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Prefeitura de São Paulo. No local, ela terá atendimento especial e entrevista prioritária às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do Programa.

 

Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais