56 mulheres denunciam agressores no Contrata SP - Tem Saída da Prefeitura de São Paulo

Além das oportunidades de emprego, as participantes receberam acompanhamento especializado

O Contrata SP - Tem Saída da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizado nesta segunda-feira, 25 de novembro, na Casa da Mulher Brasileira, contou com 303 mulheres, que tiveram acesso a empresas que disponibilizaram oportunidades de emprego especialmente selecionadas para elas. Das mulheres atendidas, 56 ainda não haviam denunciado os agressores e após a formalização da denúncia, as participantes foram inseridas no Programa Tem Saída.

O evento, que abriu a semana de celebração pelo Dia da Não Violência Contra a Mulher, contou com estrutura para acolhimento e orientação das vítimas de violência doméstica e familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. “Muitas mulheres continuam convivendo com o agressor porque não possuem recursos e condições de pagar seu próprio aluguel ou comprar comida para si e seus filhos. Essas 56 mulheres que tiveram coragem de vir ao evento e denunciar seus agressores passaram a integrar o programa Tem Saída e agora poderão acessar empresas sensíveis à causa e começar uma nova vida”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O Contrata SP – Tem Saída contou com empresas como Magazine Luiza, Uber, Atento, Femme Laboratório da Mulher, Carrefour e Grupo Pão Açúcar que disponibilizaram vagas nas áreas de atendimento, vendas e saúde e fizeram o processo seletivo com suas equipes de recursos humanos.

Das 303 mulheres atendidas, 72% foram pré-aprovadas para outras etapas do processo seletivo. As mulheres participantes desta edição também receberam orientação das equipes do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Fundação Paulistana, que realizou oficinas do programa Elabora, que ajudam as candidatas em processos seletivos e na formatação de um currículo adequado.

Maria*, de 24 anos, participou da edição do Contrata SP - Tem Saída. A candidata foi incentivada pela mãe, que também já passou por violência doméstica, a ir ao evento. “Participar do Tem Saída foi uma grande oportunidade para que eu possa retornar a minha vida normal. Após todo o processo que eu e meu filho enfrentamos, consegui vir a essa ação e fui encaminhada para entrevistas em duas empresas e estou aguardando ser chamada”. Maria utilizou também o atendimento do Tribunal de Justiça para análise de documentos que estavam pendentes.

Durante o evento, as mulheres que ainda não faziam parte do Programa Tem Saída, receberam orientação da Defensoria Pública sobre a necessidade de formalizar uma denúncia contra o agressor. Esse é o primeiro passo para integrar o Programa.

“Quando soube que haveria o Contrata SP - Tem Saída, logo me preparei para ir ao evento e conseguir os atendimentos que precisava, além das oportunidades de emprego, obtive acesso a órgãos que me orientaram sobre a guarda da minha filha. Consegui ser encaminhada para três vagas de empresas participantes e fui inserida no Programa Tem Saída, recebendo todo o apoio que estava precisando”, conta Ana*, de 54 anos.

O Tem Saída é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, ONU Mulheres e OAB-SP.

*Foram utilizados nomes fictícios para preservar a identidade das entrevistadas

 

Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais