Empreendedores da zona leste participaram do primeiro Fábrica de Negócios realizado no Teia Cidade Tiradentes

O curso de capacitação foi a primeira atividade realizada no espaço colaborativo de trabalho, inaugurado em 4 de novembro

 

O Teia Cidade Tiradentes, espaço colaborativo de trabalho da Prefeitura de São Paulo, concluiu a primeira turma do Fábrica de Negócios nesta segunda-feira, 25 de novembro. O curso foi oferecido ao longo de seis encontros, com o objetivo de auxiliar os empreendedores da zona leste a desenvolver estratégias para fortalecer seus empreendimentos.

Por meio de uma metodologia dinâmica, as atividades permitiram que os empreendedores aprimorassem habilidades que já possuíam, além de ter estimulado o ganho de novas competências para o desenvolvimento de seus modelos de negócio de maneira sustentável.

“O empreendedorismo tem se destacado como uma grande oportunidade para quem deseja ter seu próprio negócio e gerar renda. O Programa Fábrica de Negócios surgiu para oferecer apoio ao empreendedor, estimulando a capacitação profissional e o ganho de conhecimento sobre negócios, planejamentos, clientes, processos financeiros e a transformação de ideias em projetos viáveis”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O curso foi dividido em duas fases. A primeira, "Tenho uma ideia e agora?" teve como objetivo estimular os participantes a trocarem informações sobre suas ideias de negócios, identificarem oportunidades a partir de suas realidades, experiências, aprendizagens compartilhadas e da rede de contatos formada ou em formação.

Já a segunda, "Teste seu negócio, pondo a mão na massa" fortaleceu as ideias e modelos de negócio, olhando com profundidade para o planejamento e definindo ações estratégicas. Nessa fase os participantes tiveram contato com ferramentas fundamentais para validar sua ideia.

Teia
O espaço público colaborativo de trabalho da Prefeitura de São Paulo é uma iniciativa da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Teia oferece sala de reunião, oficinas, palestras e mentorias de maneira gratuita como uma forma de estimular o networking entre os empreendedores da cidade de São Paulo.

Desde 22 de maio a zona norte conta com o Teia Taipas, instalado dentro da Biblioteca Érico Veríssimo em uma parceria com a Secretaria da Cultura. Já na zona leste, o Teia Cidade Tiradentes iniciou as atividades em 4 de novembro no CFCCT - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana. No dia 25 de novembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou na zona sul o Teia Santo Amaro no Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro, sendo este voltado ao público feminino.

Por: Leticia Baie

 

Siga a SMDET nas redes sociais