Prefeitura de São Paulo premiará iniciativas inovadoras de tecnologias verdes

Interessados podem se inscrever até 5 de dezembro para contribuir com o desenvolvimento sustentável da capital

A Prefeitura de São Paulo prorrogou as inscrições para a seleção de projetos inovadores que desenvolvam soluções para as problemáticas da cidade fomentando a redução de desperdício de recursos naturais. A iniciativa faz parte dos Desafios do Green Sampa, programa da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento que vai acelerar 12 projetos no âmbito do desenvolvimento econômico e sustentável e tecnologias verdes. Durante a aceleração, R$ 100.000,00 serão destinados para aplicação dos primeiros colocados de cada eixo na solução proposta, totalizando R$25.000,00 para cada iniciativa. As inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro.

O Green Sampa é um programa da Prefeitura de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e pela Ade Sampa, que irá incentivar o desenvolvimento econômico sustentável do município, por meio do fomento a negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional.

As ações que envolvem o Programa Green Sampa contribuirão para colocar a capital paulista em outro patamar. “Essa política é ampla e deve permear vários setores. No médio e longo prazos pretendemos transformar São Paulo em um dos principais hubs de negócios sustentáveis da América Latina. O potencial para a geração de emprego e renda neste segmento é alto e estamos em diálogo com entidades nacionais e internacionais para construir parcerias que levem a cidade a conquistar esta posição”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Serão selecionados 12 projetos que terão acesso a 40 horas de mentoria especializada de atores de interesse de seu respectivo setor e de um programa de 12 encontros focados em desenvolvimento empreendedor e modelagem de negócio com tempo. Serão oferecidas também cerca de 80 horas de qualificação com foco na aplicação prática da inovação proposta.

Os desafios propostos como intuito fomentar a redução de desperdício de recursos naturais. Confira:

Água:
Como viabilizar técnica e ecologicamente a utilização de novas tecnologias para o tratamento de água para consumo
Formas inovadoras de captação de água e tratamento de água para reuso ou consumo

CleanWeb:
Soluções digitais para o monitoramento e/ou gestão de uso em água
Energia (incluindo todas as formas de geração energética).

Energia Limpa:
Geração Distribuída de Energias Limpas de baixo custo em contextos locais, para uso residencial e comercial

Gestão de Resíduos Sólidos:
Economia de recursos em processos produtivos e/ou contextos domésticos
Reaproveitamento de Resíduos Sólidos em Cadeias Produtivas com fomento à Economia Circular

Podem participar das seleções: pessoas físicas ou jurídicas; maiores de 18 anos; residentes e domiciliadas no município de São Paulo; iniciativas que atendam a documentação exigida no edital. As inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/DesafioGreenSampa até o dia 21 de novembro.

A Ade Sampa avaliará e classificará as inscrições realizadas e divulgará até o dia 20 de dezembro os finalistas, sendo 10 proponentes para cada desafio lançado. Os selecionados deverão apresentar um pitch de cinco minutos sobre a inovação proposta para uma banca de jurados entre os dias 09 e 10 de janeiro de 2020.

Confira o edital completo clicando aqui

Sobre o Green Sampa
O programa foi lançado em setembro deste ano, durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, promovida pelo Banco Mundial, que contou também com um seminário sobre Oportunidades de Negócios Ambientais na Cidade de São Paulo com especialistas em saneamento, energias renováveis, resíduos sólidos e financiamento.

O Green Sampa atuará em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.

Durante o mapeamento serão realizadas pesquisas e curadorias de iniciativas verdes que atuam com a implementação de tecnologias limpas e o fomento de negócios sustentáveis.

Serviço
Desafio Green Sampa
Data: até 5 de dezembro
Inscrições: http://bit.ly/desafiogreensampa

Por: Damaris Rodrigues
 

Siga a SMDET nas redes sociais