Teia, coworking gratuito da Prefeitura de São Paulo, inicia as atividades nesta segunda (4), em Cidade Tiradentes

Empreendedores do extremo leste poderão utilizar o local para trabalhar, atender clientes e se qualificar

A Prefeitura de São Paulo abre nesta segunda-feira, 4 de novembro, o segundo Teia, espaço colaborativo de trabalho da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, onde os empreendedores contarão com um espaço, totalmente gratuito, para trabalhar com acesso a computadores, internet, impressora, sala de reunião, mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos.

O Teia Cidade Tiradentes tem capacidade para 30 pessoas e está instalado dentro do CFCCT - Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, localizado no extremo leste da cidade.

“Cidade Tiradentes é uma das regiões onde o número de empregos por habitante é muito baixo, por outro lado a quantidade de empreendedores é bastante relevante. Por isso, estamos investindo fortemente nesta região no apoio a novos negócios, com cursos, oficinas e agora com um espaço onde as pessoas poderão utilizar como escritório, recebendo clientes e ampliando o networking”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Esse é o segundo Teia, que deverá contar até o final do ano com outras duas unidades, uma na região sul e outra no centro. “Respeitar a vocação local é fundamental, por isso este Teia terá ações voltadas especialmente para o setor da moda, já que o CFCCT conta com curso de corte e costura e mais de 400 pessoas já se qualificaram nesse setor”, destaca o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

A primeira atividade de qualificação que a Ade Sampa irá realizar no Teia Cidade Tiradentes é o Fábrica de Negócios, que apoia quem está dando os primeiros passos em sua jornada empreendedora. A programação, que terá início no dia 11 de novembro, é composta por workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas para os mais diferentes tipos de empreendedores.

Para executar a gestão do espaço, a Ade Sampa lançou um edital para a contratação de uma organização de base territorial. A Empreende Aí, associação vencedora do edital, será responsável pela gestão do espaço pelo período de 12 meses, além de desenvolver um cronograma de atividades abertas ao público.

No último dia 31 de outubro, os empreendedores de Cidade Tiradentes participaram de uma capacitação voltada às redes sociais realizada pelo Facebook, em parceria com a CUFA - Central Única das Favelas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “A Fundação Paulistana já promove diversas ações de qualificação no CFCCT. O Teia chega para ser o ponto de encontro dos empreendedores da região”, afirma Aline Cardoso.

O primeiro espaço público colaborativo de trabalho foi inaugurado em 22 de maio, pela Prefeitura de São Paulo, em Taipas, dentro da Biblioteca Pública Érico Veríssimo.

Números
O Brasil conta com 1.194 espaços de coworking atualmente. Deste total, 273 estão na cidade de São Paulo. O estado de São Paulo conta com mais de 3.600 startups. 70% destas empresas estão na capital paulista.

Cerca de 40% das startups que frequentam espaços de coworking têm a equipe composta por até três pessoas. A cidade conta também com três dos seis unicórnios brasileiros. São eles: Nubank, PagSeguro e 99Taxi. As demais são Movile, de Campinas, Stone, do Rio de Janeiro e Gympass, de Minas Gerais.

Serviço
Teia Cidade Tiradentes
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes

 

 Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais