Fashion Sampa é lançado pela Prefeitura de São Paulo durante a São Paulo Fashion Week

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e In-mod assinam termo de cooperação para desenvolver ações de fortalecimento do setor

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou oficialmente o Fashion Sampa, nesta quarta-feira, 16 de outubro, durante a São Paulo Fashion Week. O programa, que tem como objetivo fomentar o setor da moda na Capital terá o Instituto Nacional de Moda e Design (In-mod) e a SPFW como principais parcerias na execução das atividades.

No Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, o prefeito Bruno Covas anunciou ações da Prefeitura ligadas ao Fashion Sampa como a formação de mil pessoas em cursos de corte e costura nos equipamentos municipais até o final de 2020, o incentivo à criação de duas cooperativas do setor e a criação do Teia Cidade Tiradentes, que será um coworking voltado ao empreendedorismo da cadeia da moda instalada no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

“É preciso casar a oferta e a demanda entre as vagas de emprego e os candidatos, além de oferecer capacitação para que as pessoas estejam qualificadas para ingressar no mercado de trabalho. Essa parceria é a certeza de que vamos qualificar as pessoas, fomentar a geração de emprego, o empreendedorismo, o desenvolvimento local e reduzir o índice de desigualdade na cidade de São Paulo”, declara o prefeito da cidade, Bruno Covas.

Durante o evento, a Secretaria e a In-mod assinaram um compromisso de cooperação para elaborar, desenvolver e implementar ações de fortalecimento de empreendedores e empreendimentos no setor da moda.

“Esse setor é uma das principais fontes de renda de milhares de pessoas na cidade de São Paulo, que atuam desde a manutenção de peças até a criação de roupas e acessórios. O objetivo do Fashion Sampa é qualificar estas pessoas para potencializar os negócios e dinamizar o setor, contribuindo com a geração de renda e a economia criativa do município”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A cidade de São Paulo emprega aproximadamente 155 mil pessoas no ramo da moda, representando 1,5% dos empregos formais no município. Na categoria MEI – Microempreendedor Individual, 25 mil cadastros estão vinculados ao setor, que é responsável pela confecção de peças de vestuário, bolsas, acessórios, roupas íntimas e produtos têxteis diversos.

A parceria entre as instituições ainda envolve a promoção de ações de qualificação profissional, orientação e capacitação voltada ao empreendedorismo e gestão de negócios e fomento à competitividade do setor, com foco na inclusão social e promoção da diversidade no processo produtivo e ambiente de trabalho do setor.

A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria realiza desde 2018 o curso de moda e costura no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A qualificação, que tem duração média de 200 horas, já formou mais de 400 pessoas, que puderam iniciar a geração de renda com a criação de roupas e acessórios. Em junho de 2019, o idealizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, acompanhou a formatura de uma das turmas realizadas em Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital, que contou com um desfile com peças produzidas em sala de aula.

“Ninguém mais fará nada no mundo sozinho. Sem o olhar do outro, a mão do outro. Sem a troca. E a moda é isso. Eu vi nos olhos de quem estava lá a emoção com o trabalho realizado e o orgulho do aprendizado e da conquista de um novo espaço no mundo”, destaca o diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

O apoio no acesso a mercado e a capital também faz parte da cooperação, bem como o auxílio na busca por parcerias com empresas para intermediação de vagas de emprego e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.

Outro destaque da política pública é a conscientização e combate à pirataria e a promoção de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Tem Saída
Além de fomentar a economia criativa no mundo da moda, o Fashion Sampa contará com ações de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica do programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.

Serão realizadas ações de sensibilização da sociedade para o reconhecimento da problemática de violência contra a mulher, focadas em atingir tanto mulheres vítimas, quanto seus agressores e pessoas de convívio.

Por meio da parceria, a SPFW contratou quatro mulheres do programa Tem Saída para trabalhar durante a semana dos desfiles. “Estamos muito felizes de poder dar essa oportunidade a essas mulheres, mesmo que por pouco tempo. É a injeção de ânimo que elas precisam para interromper o ciclo de violência e voltar a acreditar nelas mesmas”, destaca Aline Cardoso.

Oficina Fashion Sampa
No dia 18 de outubro, no Parque do Ibirapuera, será realizada a oficina O setor de moda na Cidade de São Paulo: diagnóstico e planejamento de ações. O Observatório do Trabalho, parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Dieese, apresenta um estudo sobre a indústria da moda na cidade de São Paulo. O encontro também promove a interação de empreendedores e personalidades da moda para a construção de projetos e evolução do setor no município.
 

Siga a SMDET nas redes sociais