Descomplica SP na região do Butantã conta com serviços do CATe

Programa propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão; instalada dentro da praça de atendimento da subprefeitura local, a unidade opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Facilitar a vida do cidadão. Com esse objetivo a Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (20), na Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201, a unidade do programa Descomplica SP da região do Butantã, na zona oeste da capital. Instalado dentro da praça de atendimento da subprefeitura local, o serviço, conhecido como o Poupatempo municipal, opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No local, a população tem acesso aos serviços do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo como emissão de carteira de trabalho, primeira e segunda vias, cadastro para vagas de emprego, habilitação do seguro-desemprego, orientação sobre currículos, formalização ao MEI - Microempreendedor Individual, entre outros. Nesta semana, a rede de 24 unidades, que está presente também nas unidades do Descomplica de São Miguel Paulista, Butantã, Santana/Tucuruvi e Campo Limpo, está com cerca de 4 mil vagas de emprego abertas.

Para o prefeito Bruno Covas, questões e disputas eleitorais não podem atrapalhar as ações do Governo e da Prefeitura. “A Prefeitura de São Paulo não tinha feito a mesma coisa que o Governo fez há 20 anos (Poupatempo) porque não quis copiar uma boa ideia. Pouco importa quem começou. Se é bom para o povo nós vamos copiar e fazer aqui na cidade de São Paulo”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, esteve na cerimônia de abertura e visitou as novas instalações do Descomplica Butantã. “Nesse novo espaço continuaremos ofertando nossos serviços que objetivam também facilitar a vida de quem mora em São Paulo e deseja a recolocação profissional ou empreender. Concentrar em um único lugar diversos serviços, só agrega na rotina diária das pessoas”, salienta.

Disposto em um espaço de 920 m² o serviço conta com 60 servidores capacitados para realizar, em média, 1.200 atendimentos diários. Os conceitos de acessibilidade integral garantem segurança e autonomia para usuários com deficiência física, auditiva ou visual.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Butantã dispõe de cerca de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, entre outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTrans, com validação de créditos do Bilhete Único, além de correspondente bancário do Banco do Brasil.

“Uma cidade mais inteligente e humana é aquela que simplifica a vida das pessoas, transforma a gestão da Prefeitura e, principalmente, melhora o atendimento ao cidadão. É isso que estamos fazendo aqui!” destaca secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.

O programa Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas oito unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da capital (São Miguel Paulista, Butantã, Santana/Tucuruvi, Campo Limpo), em breve será implementado também no perímetro das subprefeituras de São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara.

A Prodam é responsável pela implantação da infraestrutura de tecnologia, da integração dos sistemas e dos treinamentos do novo conceito de atendimento ao cidadão paulistano. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirma o presidente da empresa, Daniel Glaessel.

Saiba mais sobre o Descomplica SP clicando aqui

Sobre o Descomplica São Paulo
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
“É uma mudança de perspectiva. Mostra que estamos todos do mesmo lado e que o foco é sempre na excelência do atendimento”, complementa Annenberg.

Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.
A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.

 

 

 

 

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