Prefeitura de São Paulo e Samsung irão mapear os empreendedores da periferia da capital

Estudo, que será realizado por Ade Sampa, Pipe.Social e Quintessa, busca entender os desafios dos inovadores e como fortalecer a estrutura de apoio a empreendedores fora de grandes centros

Para encontrar as soluções e quem são os empreendedores à frente das iniciativas que estão transformando a realidade na quebrada paulistana e dando impulso à economia local, as organizações Ade Sampa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Pipe.Social e Quintessa, com patrocínio da Samsung, se organizaram em um estudo colaborativo, o Mapeamento de Empreendedores da Periferia de São Paulo. A pesquisa irá identificar os principais desafios, demandas e oportunidades para melhorar o apoio à empreendedores fora de grandes centros e facilitar a busca por suporte para esses inovadores.

“Desenvolver políticas públicas para empreendedores da periferia é uma forma de movimentar a economia local, mas também combater a desigualdade e ampliar as oportunidades nessas regiões”, destaca a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Com o Vai Tec, a Prefeitura de São Paulo já impulsionou cerca de 200 negócios de jovens que participaram do Programa”, complementa.

Além de ouvir os empreendedores, o estudo irá abrir um processo de escuta com as organizações que os apoiam para entender como se posicionam no mercado e como vêm agregando valor para esses projetos, assim como realizar uma escuta sobre os desafios de apoiar negócios com esse perfil.

“Nosso objetivo é entender as necessidades das organizações e entidades que desenvolvem ações de empreendedorismo nessas regiões. Com isso, poderemos incentivar os empreendedores periféricos a continuar investindo em suas ideias e negócios transformadores e de impacto social. Toda ideia pode ser um grande negócio, para isso ela só precisa ser lapidada e é isso o que fazemos com os programas da Ade Sampa”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Para os atores do ecossistema de impacto, essa é uma oportunidade de medir o tamanho e potencial do empreendedorismo de impacto nas comunidades e aproximar os players dos negócios voltados para a base da pirâmide.

“O Quintessa, ao longo dos seus 10 anos, impulsionou negócios que geram impacto social e ambiental no país. Desde 2015, realizamos também o GUIA 2.5, que revela os atores que estão atuando neste ecossistema, ajudando os empreendedores que buscam suporte a se conectarem e trazendo clareza para os gaps e oportunidades do mercado. Resolvemos então trazer esta experiência para o contexto dos empreendedores e organizações locais que promovem a transformação dos territórios fora de grandes centros. Sabemos da relevância que estes atores possuem e desejamos apoiar a compreensão de como contribuir para que este ecossistema se desenvolva”, afirma Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.

Além de serem contabilizados e ganharem voz no Mapeamento de Empreendedores da Periferia, os empreendedores com raízes na periferia de São Paulo que se inscreverem vão ganhar um perfil ativo na Pipe.Social – maior vitrine de negócios de impacto do país – que permite expor suas soluções para os atores do ecossistema de impacto. Pela plataforma, os empreendedores poderão se inscrever em diversos editais e ter seu empreendimento de base popular visto por investidores dispostos a acompanhar a evolução do negócio e entender onde podem ajudá-los nos seus principais desafios.

"Estamos sempre mapeando o ecossistema de empreendedorismo de impacto socioambiental e a oportunidade de aprofundarmos nesse perfil dos empreendedores de periferia e suas demandas será fundamental. Queremos entender se há necessidades e oportunidades específicas para esse público e comparar essa demanda com o universo maior que coletamos no Mapa de Negócios de Impacto", ressalta Lívia Hollerbach, cofundadora da Pipe.Social.

O empreendedorismo de impacto social tem apresentado resultados importantes no desenvolvimento de comunidades, garantindo aos moradores acesso à novas oportunidades. A Samsung já possui projetos que visam contribuir na solução de problemas locais por meio de iniciativas de responsabilidade social. Com o patrocínio ao Mapeamento de Empreendedores da Periferia de São Paulo, a empresa busca ampliar ações que impulsionem o crescimento de negócios de impacto social.

“A Samsung acredita no poder transformador da tecnologia como acelerador do potencial humano e social. O estudo servirá de base para compreender o ecossistema do empreendedorismo social de negócios de periferia, identificar desafios, demandas e potencializar novos negócios de impacto social”, comenta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “Existem muitos talentos, criatividade e inovação nas periferias que podem impactar positivamente a sociedade. Estamos muito animados em apoiar essa iniciativa”, finaliza Isabel.

As inscrições ficam abertas até 8 de setembro pelo link: http://bit.ly/MapeamentodeEmpreendedoresdaPeriferia

Podem participar apenas negócios da periferia de São Paulo capital e com potencial de crescimento. Essa é uma oportunidade para que as iniciativas de impacto da quebrada paulistana ganhem relevância no ecossistema e ainda sirva de inspiração e modelo para empreendedores de outras comunidades do país. O Mapeamento de Empreendedores da Periferia de São Paulo é realizado pela Ade Sampa, Pipe.Social e Quintessa com o patrocínio da Samsung.

Serviço
Mapeamento de Empreendedores da Periferia de São Paulo
Data: 13 de agosto a 8 de setembro
Inscrições: http://bit.ly/MapeamentodeEmpreendedoresdaPeriferia
Informações: contato@pipe.social

Sobre a Ade Sampa:
A Agência São Paulo de Desenvolvimento tem por missão promover o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo, por meio de soluções colaborativas, inovadoras e inclusivas que fomentem o desenvolvimento local e as vocações econômicas da cidade. A Ade Sampa opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promovendo políticas públicas de desenvolvimento especialmente as que contribuem para: redução de desigualdades regionais, competitividade da economia, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica.
www.adesampa.com.br

Sobre a Pipe.Social:
Primeira plataforma-vitrine de negócios de impacto social e ambiental que surgiu com o desejo de provocar conexões relevantes no Brasil, permitindo que empreendimentos sejam vistos e também se reconheçam dentro do universo de possibilidades que o ecossistema hoje oferece. Entre os serviços prestados estão recrutamento, mapeamento e análise de negócios, pesquisa de mercado e tendência, chamadas de impacto, suporte a investidores, mentorias etc. https://pipe.social/

Sobre o Quintessa:
Há 10 anos o Quintessa promove uma nova forma de fazer negócios e o sucesso de empresas que resolvem desafios sociais e ambientais do país. Como aceleradora, existe para impulsionar o crescimento, estruturar a gestão e captar investimento para negócios de impacto. O Quintessa atua diretamente com empreendedores e seus times, por meio de programas personalizados para cada negócio, prezando pela profundidade na atuação, pelo relacionamento próximo, de confiança e parceria, com o compromisso em entregar resultados relevantes e com excelência. Ao longo dos dez anos de experiência, identificaram e apoiaram negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, gestão de resíduos e inclusão. Conheça mais: www.quintessa.org.br

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais