PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura de São Paulo abre 100 vagas em Frentes de Trabalho para mulheres em situação de violência doméstica

Selecionadas irão atuar em 100 feiras livres da capital pelo Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos

09/08/2019 20h27

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo abriu nesta sexta-feira, 9 de agosto, 100 vagas para agentes de Combate ao Desperdício de Alimentos, que serão preenchidas este ano com mulheres que estão dentro dos critérios dos programas Tem Saída e POT - Programa Operação Trabalho. As atividades serão desenvolvidas em feiras livres e entidades assistenciais durante seis meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. As mulheres contarão com uma bolsa de R$ 1.047,90 por mês, para seis horas de atividades de segunda a sexta-feira.

“Com essa ação, unimos várias iniciativas da secretaria com a finalidade de auxiliar essas mulheres. Estamos colocando esse grupo em um programa voltado a pessoas em vulnerabilidade social, que vai desempenhar um importante papel em nossa cidade, que é evitar que alimentos em condições de consumo, sejam jogados no lixo. O destino são entidades assistenciais que atuam em diversas frentes e ajudam na redução da insegurança alimentar e nutricional na cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A primeira etapa de integração foi realizada nesta sexta na sede da pasta com 40 mulheres. A partir de segunda-feira, 16 mulheres iniciam o treinamento no Banco de Alimentos Municipal onde receberão capacitação em manipulação e uso integral de alimentos, e também abordagens com as entidades cadastradas no banco e feirantes.

De acordo com a promotora de justiça do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, Maria Gabriela Prado Manssur, cerca de 30% das mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar não denunciam o agressor ou desistem dos processos judiciais. “Isso ocorre em decorrência da dependência financeira dos companheiros. O Programa Tem Saída foi pensado para auxiliar a mulher a romper com o ciclo da violência, conquistando um trabalho e gerando renda. Essa iniciativa da Prefeitura de São Paulo agrega novas oportunidades às mulheres que estão inseridas no Tem Saída”, salienta.

O juiz de Direito da Vara da Região Leste 3 de Violência Familiar Contra a Mulher, Mário Rubens Assumpção Filho, que também participou do evento com as primeiras selecionadas, comparou a jornada das mulheres que passam pela violência doméstica como uma maratona. “Fazer todas as etapas do processo contra um agressor é um caminho longo e árduo. É como superar cada obstáculo que envolve determinação e coragem de um atleta para atingir o objetivo. Esse grupo que logo mais será formado por agentes de Combate ao Desperdício persistiu e já pode comemorar essa conquista”.

As agentes de Combate ao Desperdício de Alimentos atuarão em 100 feiras da cidade até o final deste ano. Inicialmente, 16 feiras serão atendidas nas regiões central, oeste, leste e norte. Nestes equipamentos públicos serão coletados e triados os alimentos que estejam em condições de consumo e destinados para 200 das 310 entidades cadastradas no Banco de Alimentos.

A escolha das entidades e das feiras livres da cidade foi de acordo com a região de moradia das mulheres, facilitando desta forma a mobilidade do grupo e maior interação entre as agentes e o público atendido. Também foram priorizadas organizações que atendem crianças e idosos que oferecem refeições na própria entidade.

O trabalho será realizado em duplas para maior abrangência das coletas e a estimativa inicial é que cada equipe destine, em média, 2,4 toneladas de alimentos por mês às organizações participantes. O montante coletado será enviado às entidades, que devem possuir equipamentos adequados para preservação e transporte dos alimentos.

As Agentes de Combate ao Desperdício de Alimentos também visitarão semanalmente as organizações sociais para passar orientações sobre o uso adequado dos alimentos, ensinar receitas nutritivas e ampliar as ações para redução do descarte dos itens recebidos.

Programa Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos

Iniciado em outubro de 2017, o Programa idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho recolhe alimentos em boas condições de consumo, mas que seriam descartados por não possuir valor comercial. Atualmente 12 feiras livres e dois mercados municipais participam da ação, que já doou mais de 112 toneladas de frutas, legumes e verduras.

Por meio de agentes operacionais vinculados ao POT – Programa Operação Trabalho, a coleta é direcionada para o Banco de Alimentos, local em que as frutas, verduras e legumes são submetidos a um processo de triagem. Por fim, a arrecadação é distribuída para as mais de 310 entidades assistenciais cadastradas pelo banco, responsáveis por oferecer refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Programa Tem Saída

Lançado em 6 de agosto de 2018, o Programa Tem Saída é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

A mulher atendida pelo sistema judiciário será encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Prefeitura de São Paulo. No local, ela terá atendimento especial e entrevista prioritária às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do Programa.

Programa Operação Trabalho

O Programa Operação Trabalho (POT), administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, possui atualmente 11 projetos e 1.420 pessoas atendidas. Tem como objetivo de qualificar o trabalhador desempregado, residente na capital e que pertença a família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais