São Paulo é escolhida como Cidade Emblemática para desenvolver ações de economia circular de alimentos

Londres e Nova Iorque também foram selecionadas e contarão com apoio de fundação internacional para desenvolver projetos

 
 
A Fundação Ellen MacArthur anunciou no mês de junho o município de São Paulo como uma das Cidades Emblemáticas que receberão apoio técnico da entidade na atuação na economia circular de alimentos. Juntamente com Londres e Nova Iorque, a capital paulista contará, ao longo dos próximos três anos, com a colaboração da entidade inglesa para desenvolver soluções de economia circular dos alimentos em grande escala.
 

A Fundação apoiará as Cidades Emblemáticas no estabelecimento de metas na transição para uma economia circular dos alimentos, ajudando também a alcançá-las por meio da facilitação de conexões e colaboração com outros atores relevantes do sistema alimentar. A escolha das cidades ocorreu com base no lançamento do relatório “Cidades e Economia Circular dos Alimentos”, no início de 2019, no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O objetivo é iniciar uma exploração mais profunda do papel que as cidades, seus governos e empresas podem ter na criação de uma economia circular de alimentos.

O anúncio feito em Estocolmo, em 12 de junho, ocorreu simultaneamnte com a realização do Disruptive Innovation Festival – DIF, em Londres, que contou com a participação da secretária-adjunta, Ana Carolina Lafemina, que esteve no evento para falar da temática realizada pela Prefeitura de São Paulo. “Esse movimento voltado à economia circular resgata ações que foram perdidas com a evolução das grandes cidades. O evento nos mostrou a importância de reavaliar os processos para trazer de volta essa prática. A capital paulista possui diversas ações que atendem ao conceito, no entanto, esse apoio que passaremos a contar, nos ajudará a estruturar os projetos da melhor forma para obter os resultados ainda melhores para a população”, explica.

Ana Carolina Lafemina enfatiza que São Paulo atua em diversas frentes, que serão beneficiados com a atuação da Fundação Ellen MacArthur. “Temos os agricultores familiares de Parelheiros, no extremo sul da cidade, que destinam parte da produção orgânica para a merenda das escolas municipais. A nossa pasta desenvolve o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos nos equipamentos públicos, além de destinar ao Banco de Alimento Municipal, os alimentos não adequados à comercialização, mas em condições de consumo para entidades assistenciais. Além disso, a gestão municipal tem atuado na ampliação de áreas de compostagem, fazendo um ciclo desta cadeia alimentar”, explica.

A economia circular objetiva construir um sistema de alimentos adequado ao século XXI, aumentando a consciência no sistema de alimentos e do público geral sobre a dimensão das possibilidades e oportunidades advindas de ações rumo a uma economia circular dos alimentos.

Criada em 2010, pela ex-iatista Ellen MacArthur, a fundação tem como missão acelerar a transição do atual sistema rumo a uma economia circular. Suas ações são focadas em áreas como desenvolvimento de estratégias que caminhem para uma economia circular. Além disso, a Fundação visa catalisar a inovação circular e criar as condições para que seja possível atingi-la em nível empresarial, das instituições, governos e cidades, entre outras estratégias. Além das Cidades Emblemáticas, foram escolhidas as empresas Novamont, Mizkan, Veolia, Nestlé, Danone e Yara, para desenvolver e dar escala a soluções de economia circular relacionadas ao sistema alimentar.

   

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais