Praça da República recebe feira de artesanato e gastronomia na última semana de junho

Ação faz parte do Programa Mãos e Mentes Paulistanas que promove a geração de renda dos artesãos e manualistas da capital

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realiza entre os dias 27 e 30 de junho a Feira de Artesanato e Gastronomia do Programa Mãos e Mentes Paulistanas. O evento, que ocorre na Praça da República, tem como objetivo comemorar as festividades juninas. Mais de 200 artesãos estarão no local comercializando produtos como bonecas, bijuterias, quadros, crochês e itens de decoração feitos com materiais recicláveis.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, destaca a importância da ação. “O artesanato é constituído por diversas práticas e artes manuais e também uma ferramenta de reintegração e motivação para as pessoas. Além de incentivar a diversidade cultural que é retratada pelo artista, a Feira também potencializa um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda”, declara.

No local também terá praça de alimentação com diversas barracas comercializando vários tipos de lanches e quitutes para todos os gostos.

A ação faz parte do Programa Mãos e Mentes Paulistas, que tem como objetivo promover a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. O Programa atua com uma série de atividades que fortalecem o ecossistema de artesãos e manualistas e estimulam a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. Para participar das feiras e eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo o artesão precisa ser inscrito a aprovado no cadastro do Mãos e Mentes Paulistanas.

Em menos três meses de atuação, mais de 600 manualistas já estão credenciados no Programa e receberão a Carteira Municipal do Empreendedor Artesanal e Manual. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou uma pesquisa com mais de mil pessoas que se inscreveram para o teste de habilidade. Dentre os interessados, 94% utiliza o artesanato como principal fonte de renda.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a ação é uma ótima oportunidade para promover a geração de renda na capital. “Com a venda de suas peças, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para sua família como também para toda a comunidade. O Mãos e Mentes Paulistanas pode consolidar o município de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações desenvolvidas vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cultura”, destaca.

A Carteira possibilitará que o participante integre a rede municipal de empreendedores do setor para fazer parte de feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de vender seus produtos nas lojas física e virtual da gestão pública.

Serviço
Feira de Artesanato Junina na Praça da República

Data: 27 a 30 de junho
Horário: 10h às 20h
Local: Praça da República (ao lado do Metrô República)
Gratuito

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais