Fundação Paulistana está com inscrições abertas para mais de 500 vagas de cursos técnicos na área da saúde

Aulas acontecerão na primeira escola pública de saúde, na zona leste da cidade

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, está com inscrições abertas para o processo seletivo de seis cursos profissionalizantes gratuitos. As aulas acontecerão na Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, na zona leste da cidade. São 540 vagas para as áreas de análises clínicas, cuidador de idosos, farmácia, gerência em saúde, hemoterapia e saúde bucal.

Os interessados poderão se inscrever pelo site da Vunesp - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista até o dia 16 de maio, mediante preenchimento do formulário e pagamento da taxa de inscrição de R$ 33. Para participar do processo seletivo é necessário estar cursando ou já ter concluído o terceiro ano do ensino médio.

A prova será realizada no dia 9 de junho. Os alunos da rede pública terão bônus de 15 pontos a mais no exame e os que residem na Cidade Tiradentes terão outros 15 pontos. Na data, o candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência com comprovante de inscrição, identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O resultado do processo será divulgado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 28 de junho de 2019. Os 45 primeiros classificados em cada curso deverão realizar a matrícula nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Os cursos terão duração de três semestres e serão realizados na Escola Makiguti, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes. O estágio obrigatório para conclusão do curso deverá ser realizado fora do horário de aulas e nos módulos II e III de cada curso. Após finalizar o segundo módulo, o aluno receberá o certificado de auxiliar, o que já possibilitará oportunidades no mercado de trabalho.

Para mais informações acesse o edital ou ligue (11) 3874-6300, atendimento das 8h às 20h.

Os cursos
Técnico em Análises Clínicas
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Técnico em Saúde Bucal
Atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Técnico em Gerência em Saúde
Participa do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas de saúde. Gerencia serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Assessora estudos de custos e viabilidade e desenvolve projetos de gestão em saúde. Participa do tratamento estatístico de indicadores de saúde, além de atuar na previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.

Técnico em Farmácia
Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

Cuidador de Idosos
Capacita profissionais que buscam trabalhar e/ou empreender na área. Entre os temas abordados estão os cuidados relativos à higiene e à saúde, de forma ética e humanizada, imunização do idoso e medicamentos e Primeiros Socorros. O cuidador de idoso deve ser alguém capaz de ajudar naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa é responsável em dar apoio e ajuda para suprir às suas necessidades, visando a qualidade e melhoria de vida.

Hemoterapia
O profissional formado no Curso Técnico em Hemoterapia poderá trabalhar em bancos de sangue, hemocentros, serviços de hemoterapia e hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial. A hemoterapia é uma prática onde se utiliza o sangue e os seus componentes na forma de terapia em diversas situações nas quais a reposição dos componentes sanguíneos se faz necessária. A técnica vem sendo empregada desde os primórdios da medicina sendo fundamental para salvar vidas. Os avanços na ciência, nessa área, proporcionaram um desenvolvimento da hemoterapia no mundo, promovendo a melhora da qualidade de vida de pacientes e salvando vidas. O profissional da saúde atuante nessa área desempenha um papel essencial e dinâmico, devendo executar um serviço de excelência, garantindo a segurança e a qualidade para os pacientes que fazem uso do sangue proveniente de doações.

 

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti
A Escola oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas e Gerência em Saúde. São realizados dois processos seletivos por ano, com 960 vagas ao todo. A unidade é composta por um corpo administrativo e outro pedagógico que conta com 34 professores.

Desde a fundação, em 2005, foram cerca de 10.230 alunos formados. Deste número, são 6.860 técnicos e 3.370 auxiliares.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais