PREFEITURA DE SÃO PAULO

Em um mês de atuação Programa Mãos e Mentes Paulistanas já credenciou mais de 100 artesãos e manualistas

Empreendedores terão acesso a feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de comercializar seus produtos em lojas física e virtual

26/04/2019 13h48

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo lançou no dia 22 de março, o Programa Mãos e Mentes Paulistanas que tem como objetivos valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato para promover qualificação e geração de renda. Após um mês do lançamento, mais de 100 manualistas já estão credenciados e receberão a Carteira Municipal do Empreendedor Artesanal e Manual.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o número é bastante expressivo, tendo em vista o crescimento do setor de artesanato. “O Mãos e Mentes Paulistanas pode consolidar o município de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações desenvolvidas vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”, destaca.

A Carteira será emitida a partir do segundo semestre deste ano, o que possibilitará que o participante integre a rede municipal de empreendedores do setor para fazer parte de feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de vender seus produtos nas lojas física e virtual da gestão pública.

Para a coordenadora do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, Verônica Machado, a Carteira é um fortalecimento dos trabalhos desses empreendedores. “Muitos artesãos não se sentem reconhecidos pelo trabalho que realizam. Com o Programa esse reconhecimento se torna possível. Queremos cada vez mais credenciados nesta iniciativa, para mostrar que o artesanato não é só amor, mas também geração de renda”, declara.

Durante o processo de credenciamento, os empreendedores são avaliados pela equipe técnica da Secretaria. A primeira selecionada foi Adriana Covolo, artesã que atua na área há 16 anos com bijuterias e ecojóias. “O Programa Mãos e Mentes Paulistanas vêm dando muito apoio a nós artesãos, pois precisamos dessa força para que possamos aumentar as nossas vendas e crescer”, relata.

O Programa já conta com 750 empreendedores interessados em adquirir a carteirinha. Para participar basta se pré-credenciar online e preencher um formulário com dados pessoais, o trabalho desenvolvido e outras informações que abastecerão a banca selecionadora. Haverá uma convocação posterior para testes de habilidade presencial.

O artista plástico, Renato Pinto, foi o 100º artesão aprovado pela equipe técnica do Programa. “É uma honra fazer parte de uma ação que valoriza o nosso trabalho, assim como todos os outros, e pensa em iniciativas que promovam cada vez mais a nossa possibilidade de continuar comercializando nossos produtos”, declara.

O Programa
O Mãos e Mentes Paulistanas irá promover uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas e estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local. Entre outras ações, o programa contará com qualificação profissional, realização de feiras e eventos, incentivo à formalização e articulação de parcerias.

A primeira ação desenvolvida dentro do Programa ocorreu na semana em que se comemora o Dia do Artesanato, celebrado em 19 de março. Para celebrar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Subprefeitura da Sé e o Sindiartes – Sindicato dos Artesãos de São Paulo realizaram de 18 a 22 de março a Feira de Artesanato com mais de 200 expositores na Praça da República. Centenas de produtos utilizando materiais recicláveis, cerâmica, garrafas pet, tecidos, couro, plástico, madeira e até sementes foram comercializados na Feira.

Passaram diariamente pela Feira milhares de pessoas que estavam em busca de itens especiais para compra. “O evento não fomentou apenas a geração de renda do artesão, mas também a variedade cultural de produtos que as pessoas podem adquirir já que as peças artesanais são a expressão artística de seu produtor e sua região, que carregam nelas as características pessoais”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais