Comusan promove reunião de alinhamento sobre o plano de metas municipal

Encontro contou com a presença de autoridades e representantes do conselho

O Comusan – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promoveu uma reunião nesta quinta-feira, 18 de abril, para discutir e alinhar as ações e propósitos para o desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo.

“Apesar da gestão de abastecimento municipal ter sido transferida para a Secretaria de Subprefeituras, nós tratamos a política de segurança alimentar e nutricional da mesma forma e importância de sempre. Iniciativas de combate ao desperdício, reaproveitamento de alimentos e qualificação profissional na gastronomia são pilares das ações da Pasta. Com as reuniões do Comusan, interagimos com a sociedade civil visando melhorar e adequar as propostas do plano de metas municipal”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Na oportunidade, foi apresentado o novo plano de metas da gestão municipal, abordando os objetivos que se relacionam com a execução de serviços que se envolvam com o Comusan. Participaram da reunião a secretária de desenvolvimento econômico e trabalho, Aline Cardoso, a presidente do Comusan, Vera Villela, o vice-presidente do Comusan, Claudio Silvério, o secretário adjunto de Governo, Alexis Vargas e a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina.

O encontro discutiu também a valorização do produtor da agricultura familiar de Parelheiros, assim como o incentivo ao consumo de produtos orgânicos. A política de proteção da primeira infância também foi abordada, evidenciando ações que combatam a obesidade e desnutrição de crianças de 0 a 6 anos.

“As secretarias municipais estão alinhadas e atreladas para intensificar a segurança alimentar e nutricional. Constantemente, a pauta é abordada em encontros e reuniões intersecretariais, de modo em que os projetos e programas da Prefeitura estejam norteados, buscando maior eficiência em sua execução“ explica a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina.

Sobre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Comusan-SP permite o diálogo e estimula a organização da sociedade na área de segurança alimentar e nutricional. O Conselho tem caráter consultivo e suas atividades envolvem propor, acompanhar e fiscalizar as ações do governo municipal nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e articular a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome. Além disso, incentivar parcerias de caráter regional que garantam mobilização dos setores envolvidos e racionalização do uso dos recursos disponíveis e ajudar na formulação do plano municipal de segurança alimentar e nutricional, entre outros.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais