Observatório da Gastronomia promove encontro virtual sobre os aspectos de São Paulo como Cidade Criativa

Bate-papo online contou com a presença de autoridades e profissionais da área

O Observatório da Gastronomia, colegiado de articulação vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou nesta terça-feira, 16 de abril, o encontro virtual SP Cidade Criativa. O evento online abriu o debate sobre os aspectos de São Paulo como cidade criativa no campo da gastronomia, desenvolvendo ideias e conceitos de como impulsionar o mercado gastronômico na capital. Na ocasião, também foi discutido o selo Cidade Criativa da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, abordando a sua representação e benefícios em que a certificação traz para as cidades contempladas.

“A gastronomia na cidade de São Paulo é uma das áreas com maior informalidade de negócio. Com a diversificação dos povos e suas respectivas culturas e costumes, a missão do Observatório da Gastronomia é potencializar este pilar e transformar a capital em um polo da gastronomia reconhecido internacionalmente”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A roda de conversa digital contou com a participação de representantes de Paraty (RJ), Belém (PA) e Florianópolis (SC), cidades brasileiras que possuem o selo “Cidade Criativa” no segmento gastronômico da Unesco. O fundador do Laboratório Sociocriativo, André Martinez, e a coordenadora do Observatório da Gastronomia de São Paulo, Guta Chaves, complementaram a conversação.

“Antes de Paraty desenvolver uma política de gastronomia e cultura, os comércios, instituições e profissionais da área estavam dispersos, com metas e propósitos opostos uns aos outros. Com a criação de programas que incentivaram a economia criativa e a contemplação do título de Cidade Criativa Gastronômica da Unesco, pudemos direcionar e alinhar as áreas envolvidas, de modo em que as forças fossem somadas para atingir objetivos coletivos”, relata a secretária municipal de Cultura de Paraty, Cristina Maseda.

A vocação da cidade de São Paulo remonta desde o início do século XIX, com a chegada de imigrantes dos mais diversos países. Povos que trouxeram na bagagem suas receitas e temperos, transformando a cidade num grande caldeirão gastronômico multicultural, repleto de influências e sotaques. Mais de um século depois, São Paulo é reconhecida pela sua tradição gastronômica e pela diversidade de temperos, receitas e pratos típicos.

“A gastronomia é transversal e se comunica com todos os campos criativos. A missão do Observatório da Gastronomia de São Paulo é identificar as riquezas da cidade, para incentivar o desenvolvimento da área e a geração de renda por meio da economia criativa. O Observatório trabalha com instituições públicas, privadas e organizações do segmento, visando suprir carências e desatar nós que impedem a impulsão da gastronomia paulistana”, afirma a coordenadora do Observatório da Gastronomia de São Paulo, Guta Chaves.

Atualmente, 180 cidades entre 72 países são contempladas com a certificação da Unesco. No Brasil, há oito cidades com o selo, sendo elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Santos (SP). O programa Cidade Criativa abrange sete campos criativos: cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, artes de mídia e música.

“Antes que uma cidade se candidatar na obtenção do selo de Cidade Criativa, é necessário que seja feito uma autoanálise e estudo do município. É preciso localizar os eixos de criação e vocações positivas do local, além de desenvolver um planejamento para dar início ao trabalho. As candidatas devem ter consciência que o futuro é construído aqui e agora, e não amanhã”, esclarece o consultor de empresas, fundações e governos, André Martinez.

São Paulo é uma das principais cidades do mundo no setor de alimentação e gastronomia. A capital paulista conta com cerca de 6% da população trabalhando com serviços de alimentação, mais de 23 mil restaurantes com culinária de diversos países do mundo, comida de rua, 13 cursos de universidades voltados à gastronomia, além de 30% da área voltada à agricultura familiar.

A gastronomia paulistana é reconhecida mundialmente não só pelos seus números, mas pela sua qualidade. Em 2018, recebeu o título de Capital da Gastronomia pelo Sirha (Salon Internacional de la Restauration, de l’hôtellerie et de l’ Alimentation) – e também conquistou o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2018, concedida pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia.

“A politica de valorização da gastronomia em Belém trouxe um sentimento de pertencimento e orgulho para os moradores da cidade. O selo Cidade Criativa aproximou as pessoas da gestão pública, de modo em que elas passassem a ter satisfação dos pratos típicos que já pertenciam a elas, e que agora é reconhecido mundialmente”, comenta a chefe de gabinete da Ouvidoria Geral do Município de Belém, Claudia Sadalla.

O webinário está disponível na íntegra para os interessados que não puderam acompanhar ao vivo. Acesse o link e assista: http://bit.ly/2Dh4flm

Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação e ação voltado ao fortalecimento da cadeia gastronômica de SP. É formado através de comitês temáticos, em que unem forças poder público e sociedade civil para desenvolver estratégias integradas em prol do setor da alimentação.

 Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais