Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes recebe atividades gratuitas em comemoração ao 35º aniversário do bairro

Eventos comemorativos continuam ao longo da semana com shows e apresentações culturais na região

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento administrado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, promoveu na última quarta-feira, 17 de abril, atividades de qualificação profissional, geração de renda, saúde, empreendedorismo e cultura. A programação especial foi realizada em comemoração ao 35º aniversário do bairro.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou o equipamento para acompanhar as atividades oferecidas. “Nosso objetivo foi ofertar diversas ações de apoio ao empreendedorismo e a geração de renda. Com isso, a população pode conhecer diferentes maneiras de ganhar um dinheiro no final do mês para complementar a renda mensal. Essa é a melhor forma que poderíamos comemorar o aniversário do bairro, promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos moradores”, declarou.

A Fundação Paulistana é uma entidade vinculada à Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Com o papel de promover a educação profissional, o trabalho e a cultura, visa o desenvolvimento social, cultural, tecnológico, territorial e econômico solidário, priorizando a periferia da cidade.

Vagas de Emprego
A equipe técnica do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo esteve no local oferecendo a emissão gratuita da primeira e segunda via da carteira de trabalho e a busca por vagas de emprego. O equipamento iniciou a semana com mais de 6 mil vagas de emprego para diversos cargos como atendente de telemarketing, auxiliar de limpeza e analista de crédito.

Para se candidatar a uma das vagas basta comparecer a uma das unidades com RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS. Caso não tenha os últimos dois documentos, a emissão é feita na hora com a apresentação de uma foto 3x4.

Qualificação Profissional
A qualificação profissional é a preparação do cidadão por meio de uma formação para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho. Pensando nisso, a equipe do CATe realizou oficinas para ajudar os candidatos a se prepararem para conquistar uma nova oportunidade de trabalho.

Uma delas foi a de elaboração de currículo. Para quem busca conseguir um emprego é muito importante saber distinguir e ressaltar muito bem suas experiências, os pontos fortes e expressá-los de forma transparente em seu currículo e comprová-los de forma convincente na hora da entrevista. Durante a atividade, os participantes receberam auxilio na produção de um bom currículo, sabendo o que deve conter no documento e a melhor forma de organizar as informações.

O segundo tema teve como foco orientações ao trabalhador que está procurando um emprego. A atividade abordou assuntos como maneiras de se portar em uma entrevista e técnicas para se sair bem em dinâmicas de grupo e redações.

Alimentação
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu a oficina de alimentação saudável. A equipe deu dicas de sanduíche e suco natural, frutas, legumes e verduras da sazonalidade.

Os participantes aprenderam quais alimentos são essenciais no dia a dia, o que não pode faltar no prato e a quantidade correta de cada nutriente que deve ser ingerida. Além disso, os alunos também receberam uma capacitação nas boas práticas de manipulação dos alimentos.

Aproveitando o período da Páscoa, mais de 40 munícipes aprenderam o correto manuseio do chocolate e seus recheios para confecção de ovos de Páscoa. A oficina de docinhos regionais foi ministrada pelo chef Fabiano Asouhs, que é formado em gastronomia pelo grupo Laureate.

Os alunos que têm interesse em comercializar os alimentos produzidos, também participaram do workshop empreendedorismo gastronômico. Os participantes receberam orientações sobre gestão de novos negócios específicos na área de gastronomia, o que é ser um empreendedor, plano de negócios, precificação, como aproveitar datas comemorativas, entre outros assuntos.

Artesanato e Manualidades
Munícipes que têm interesse em atuar ou já trabalham com artesanato e manualidades tiveram acesso à equipe do Mãos e Mentes Paulistanas, pegando dicas e orientações sobre o Programa. O objetivo é valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor, promovendo a qualificação e geração de renda.

Com a criação do Programa, em março deste ano, a Secretaria passará a emitir a partir do segundo semestre de 2019 a Carteira Municipal do Empreendedor Artesanal e Manual. O artesão ou manualista que obtiver a Carteira Mãos e Mentes Paulistanas terá como benefício integrar a rede municipal de empreendedores do setor, participar de feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de vender seus produtos nas lojas física e virtual da Prefeitura. Os espaços ainda serão criados neste ano, com previsão de inauguração no segundo semestre.

Empreendedorismo
A EmpreendTiradentes - feira de exposição e vendas de produtos e serviços diversos marcou presença no local. Os visitantes puderam adquirir em 10 barracas produtos de artesanato em geral, alimentação, vestuários, eletroeletrônicos, equipamentos, bijuterias, acessórios, cosméticos, entre outros.

Cultura
Duas exposições estavam disponíveis para visitação, uma de materiais em braile em homenagem ao Dia Nacional Do Braille, celebrado em 8 de abril, e a Explosão de Cores em Personagens Afro Centrados, do artista, Daniel Braz.

Na ocasião, foi lançada a exposição Somos Cidade Tiradentes, que reúne histórias e informações sobre o bairro que está comemorando seu 35º aniversário.

Em diversas atividades infantis, as crianças puderam ouvir histórias e musicais que tem como objetivo cantar e encantar os pequenos, entrelaçando as canções entre si e convidando todos para dançar, aprender e fazer parte do mundo da imaginação.

Saúde
No equipamento também houve oportunidade para cuidar da saúde. O Instituto Barong ofereceu gratuitamente exames rápidos, como teste de HIV, hepatite B e C, entre outros. A organização que percorre os mais variados caminhos com o objetivo de contribuir na luta contra as DST/Aids e hepatites.

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
É o maior equipamento cultural da Prefeitura de São Paulo na zona leste da cidade. Gerenciado de maneira compartilhada entre a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro de Formação Cultural tem sua programação integrada às atividades desenvolvidas em outros equipamentos da Secretaria (teatros, centros culturais, galerias, museus, pontos de cultura e de leitura). Com 30 mil metros quadrados, o local oferece à população atividades artística e esportivas; e de formação profissional, lazer e meio ambiente.

Noite de Gala
O bairro de Cidade Tiradentes completa 35 anos no próximo dia 21 de abril e estão programadas várias atividades na região. Nesta quarta-feira (17) foi realizada uma Noite de Gala, no CEU Água Azul, com homenagens a personalidades que contribuiram de alguma maneira para o desenvolvimento do local Entre os homenageados esteve a supervisora da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, Valdirene Tizzano da Silva.

O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, juntamente com outras autoridades como o subprefeito Oziel Evangelista de Souza.

Durante o evento foram realizadas apresentações culturais e o show da cantora Luciana Mello.

Confira a programação de aniversário de Cidade Tiradentes

20/04
Endereço:Avenida Dos Metalúrgicos/Rua Santo Rizzo

8h - Desfile Cívico Hasteamento da Bandeira
12h - Arapê
12h45 - Viegas
13h - Douglitz/ Pablo Oliveira
13h15 - DMN
14h - Serial Funkers
16h - Snadami
17h30 - Banda Ultra Soul
18h - Ed Motta

CEU Água Azul Samba e Pagode
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1262

10h - Samba da Arvore
11h - Sergio do Cavaco
12h - Batucada SP
13h - Grupo Perseverança
14h - Madrugá eh
15h - Grupo Delírio
16h – Tião

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição

13h - Tiquinhos Pensantes
17h - Labirinto dos Monstros
CEU INACIO MONTEIRO Sertanejo
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
10h - Popó dos teclados
11h - Van Paz
12h - Hudson de Freitas Pires
13h - Denis Tadeu
14h - Ronaldo Costa
15h - Edinho Filho e Nayra
16h - Grupo Trio Amizade
17h - Cássio Messias

Fabrica de Cultura
Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 - Conj. Hab. Fazenda do Carmo

10h - Jhonny Sparks
11h - Grupo os Danados
12h - Don Preto MC
13h - MC Kadu da Leste
14h - MC Gaby
15h -MC Chaverinho
Casa de Cultura Hip-Hop
Endereço: R. Sara Kubitscheck, 165 A

11h - Bob Day DM
11h30 - Vilgo Gringo
12h - Rude Rasta
12h30 - Domínio Negro
13h - Bob Jam RDM
13h30 - Dom da Rima
14h - Ge Dreads
14h30 - Pato Roco
15h - Camila Rosa
15h30 - Conexão
16h - Dom
17h - Parábola
17h30 - Apocalipse Urbano

21/4
CDC Passagem Funda
Endereço: avenida Dr. Guilherme de Abreu Sodré

Campeonato Maia Skatepark Valmir Pereira Pinha
Shows com Pixote, Sorriso Maroto e outras bandas
Endereço: Rua Padre Aldemar Moreira

23/4
Sarau Romanceiro da Inconfidência
Escola Professor Makiguti
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1945

26/4
14h -De Cidade Tiradentes para o mundo (Câmara Municipal de São Paulo

Informações sobre os eventos comemorativos: 3396-0040