No Dia do Artesão, Aline Cardoso participa de encontro com expositores da Feira do Artesanato, na Praça da República

Evento realizado pela Secretaria conta com mais de 200 artesãos, oferecendo produtos variados para diferentes utilidades

Nesta terça-feira, 19 de março, é comemorado o Dia do Artesanato. A profissão, que cresce com expressão no Brasil, é principal fonte de renda de milhares de famílias em todo o país. Para comemorar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Subprefeitura da Sé e o Sindiartes – Sindicato dos Artesãos de São Paulo realiza até o dia 22 de março a Feira de Artesanato com mais de 200 expositores na Praça da República.

A ação faz parte do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 22 de março, para promover a geração de renda de artesãos e manualistas, a qualificação profissional, além de valorizar o artesanato como um grande polo da cidade de São Paulo. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, prestigiou a feira e confraternizou com os artesãos em um café da manhã especial.

“O setor de artesanato e manualidades representa uma parcela significativa da economia paulistana, por isso, além de valorizar, estamos incentivando esses empreendedores que com sua arte reforçam a vocação da cidade para a economia criativa. Temos diversas outras ações em curso que pretendem impulsionar esse setor gerando trabalho e renda para a população”, destaca Aline Cardoso.

Centenas de produtos com as mais variadas utilidades estão presentes na Feira, utilizando materiais recicláveis, cerâmica, garrafas pet, tecidos, couro, plástico, madeira e até sementes.

A artesã Silvia Alves, ativa no mercado artesanal há mais de 10 anos, ressalta a importância de ações como a Feira de Artesanato. "Eventos como este nos incentivam a continuar a produzir. Aqui, podemos expor nossa arte para um grande número de pessoas, de modo organizado, legalizado e eficiente”, afirma.

O local possui praça de alimentação com barracas que comercializam lanches e quitutes para todos os gostos. O público pode consumir desde hambúrgueres, pastéis e salgados, até lanches naturais. Para as crianças, o evento oferece piscinas de bolinhas, pula-pula e cama elástica.

Gil Santana, presidente do Sindiartes, relata a satisfação de participar e organizar a Feira de Artesanato. "O Sindiartes luta a favor do artesão desde 2007, quando oficializamos o Dia do Artesão. O apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, assim como o da Subprefeitura da Sé é fundamental para tornar este evento realidade, porque aqui o artesão se norteia e consegue com maior facilidade divulgar o seu produto", explica.

Decreto do Programa Mãos e Mentes Paulistanas

Na sexta-feira, 22 de março, o prefeito Bruno Covas assinará o decreto que institui o programa que impulsionará o trabalho de artesãos e trabalhadores manuais do município. O evento acontece na sede da Prefeitura de São Paulo.

O Mãos e Mentes Paulistanas irá promover uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas e estimular a empregabilidade, a inclusão produtiva, acesso dos empreendedores ao mercado e o desenvolvimento econômico local. Entre outras ações, o programa contará com qualificação técnica e profissional, feiras e eventos, incentivo à formalização e articulação de parcerias.

O Programa é fundamentado por meio da Lei 16.573/2016 que institui o Programa Municipal do Artesanato Paulistano, com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que valorizam o artesão na cidade de São Paulo, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Serviço
Feira de Artesanato na Praça da República
Data: 18 a 22 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Praça da República (ao lado do Metrô República)
Gratuito

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais