Mais de 100 adultos aprendem a ler e escrever no Mova, em parceria com a Prefeitura de SP

Curso conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Ade Sampa.

 

Retomar os estudos depois de uma vida dedicada aos filhos e ao trabalho foi o que motivou muita das pessoas que se formaram pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – Mova, nesta quinta-feira, 6 de dezembro. O grupo de cerca de 100 alunos fizeram as atividades de alfabetização na Sociedade Amigos de Vila Constança – Savic, na zona norte da cidade.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, foi madrinha do grupo de formandos e ressaltou a importância da educação na vida das pessoas. “A educação abre portas e traz muitas oportunidades em qualquer fase. Essa sempre foi uma bandeira em minha vida e quando vereadora fui vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara Municipal. Nossa Secretaria conta com a Fundação Paulistana e está atuando no desenvolvimento de um programa de qualificação profissional para ampliar as oportunidades de trabalho para a população”, afirmou.

 

 

Aline Cardoso destacou ainda os planos da Secretaria para promover melhorias nos Telecentros. “São espaços importantes que precisam de adequações. Pretendemos que os Telecentros abriguem ações de empreendedorismo para geração de renda. E para a terceira idade a atuação inclui também as ações de manualidades e artesanato que estão em desenvolvimento na pasta”.

 

Para o presidente de honra da Savic, Nivaldo Cardoso, o empenho dos alunos que se formam pelo Mova prova que todos podem ter a mesma conquista. “São pessoas muito dedicadas, que deixam seus afazeres para aprender coisas novas. Temos alunos na faixa dos 90 anos, como a Maria Rosa de Oliveira, que é muito participativa e nos traz energia para prosseguir com os trabalhos. Além dos estudos, os alunos participam de outras atividades que promovemos aqui”, salienta.

 

 

Para a aluna Maria de Lurdes Paula, 76 anos, moradora da zona norte, o curso foi uma mudança de vida. “Aprendi a ler, escrever e a usar o computador. Foi uma grande mudança, fiz amigos e pretendo continuar fazendo as atividades na Savic e prosseguir nos estudos”, conta.

 

As atividades desenvolvidas na Sociedade Amigos de Vila Constança – SAVIC ocorrem desde 1954, com serviços gratuitos como creche, cursos profissionalizantes, esporte, entre outros. A alfabetização de adultos conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Ade Sampa.

 

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDE nas redes sociais