Tech Week de São Paulo se torna a maior do mundo com mais de 50 mil participantes

A iniciativa paulistana entrou para o calendário oficial da cidade por um projeto de lei da vereadora licenciada e atualmente secretária, Aline Cardoso

A cidade de São Paulo recebeu entre os dias 24 e 30 de novembro a quarta edição da São Paulo Tech Week. O evento reuniu mais de 50 mil pessoas em mais de 300 eventos na capital. O intuito foi posicionar a cidade como o maior hub de inovação da América Latina. A iniciativa paulistana se tornou a maior do mundo ao superar a quantidade de eventos da London Tech Week, festival que recebeu 234 eventos neste ano.

Durante o encerramento da São Paulo Tech Week, realizado nesta quarta-feira, 5 de dezembro, no Spaces Berrini, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, destacou que o evento entrou para o calendário oficial da cidade por um projeto de lei de sua autoria como vereadora. “Tive o prazer de fazer parte deste movimento que gerou a Tech Week, antes mesmo de ser parlamentar e secretária. É uma satisfação acompanhar um ecossistema que está evoluindo cada vez mais. Ter esse volume de pessoas, de eventos, contando com 20 países representados, o que dá o viés internacional da ação, é de grande importância para a cidade, provando sua vocação. Na Secretaria também estamos apostando nesse segmento, focados na qualificação profissional para gerar renda e trabalho”, ressalta Aline Cardoso, atualmente licenciada do cargo de vereadora.

Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, a parceria entre economia criativa, startups e poder público contribuem para a geração de negócios na cidade. “A ideia é que a Tech Week aumente a cada ano e reforce o que São Paulo já é: um hub de inovação. Nossa ideia é que, além da geração de negócios, o evento encontre boas soluções para São Paulo”, salienta.

Segundo a organização, a quarta edição do festival movimentou aproximadamente R$ 10 milhões em negócios, patrocínios e vendas de ingressos, além de trazer mais de 20 atividades internacionais de países como Canadá, França, Reino Unido, Noruega, Estados Unidos e Israel.

Neste ano, a programação envolveu temáticas diferentes, incluindo varejo, moda, mercado financeiro e indústria 4.0, assim como atividades ligadas às novas tecnologias como drones, inteligência artificial, internet das coisas, blockchain e realidade virtual.

Na visão de Juan Quirós, presidente da SP Negócios - agência responsável pelo festival, a SPTW é uma grande vitrine para São Paulo mostrar para o mundo todo o seu potencial de inovação, considerando a densidade de startups, aceleradoras, investidores e talentos na cidade. “O festival se consolidou como um dos maiores do mundo e atraindo a atenção de empresas estrangeiras, interessadas em investir na capital paulista como ponto de partida para fazer negócios na América Latina”, analisa.

A quinta edição da SPTW acontecerá entre os dias 23 e 29 de novembro de 2019 e será lançada oficialmente no aniversário de São Paulo durante o festival Cidade do Futuro, realizado no centro da capital.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais