Aline Cardoso participa do 21º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia

A premiação tem o objetivo de incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulistana

 

A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 26 de novembro, o 21º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia. O prêmio visa incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulistana. Foram 12 categorias entre reportagens em revistas editadas no país, em rádio, guias, TV, internet, fotografia, trabalhos acadêmicos, entre outros.

A grande variedade de restaurantes que abrange cerca de 50 cozinhas de diversos países rendeu à capital paulista o título de Capital Mundial da Gastronomia. A iniciativa, de 1997, partiu da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo.

“O prefeito Bruno Covas tem feito movimentos importantes que valorizam São Paulo nesse setor como a criação da Secretaria de Turismo e a reformulação de nossa Secretaria que agora se chama Desenvolvimento Econômico. Todo esse trabalho somado ao lançamento do Observatório da Gastronomia, neste ano, liderado por nossa pasta, reforça a importância da cadeia de alimentação dessa área. Esse segmento é um instrumento de inclusão social que deve ser fortalecido. Os jornalistas, homenageados nesta noite, nos ajudam a engrandecer essa área com os trabalhos desenvolvidos”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Segundo o vereador Senival Moura, que presidiu a sessão solene e está à frente da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal, a realização do prêmio mostra a importância do segmento. “O maior desafio foi da comissão julgadora que teve de avaliar trabalhos muito bem elaborados, que mais uma vez contribuem com a publicidade da gastronomia da cidade”, disse.

Para o presidente da São Paulo Turismo, André Sanches, São Paulo proporciona aos moradores e visitantes variada cozinha, comparável às principais cidades do mundo. “A gastronomia está entre as três atividades do turista na capital, sendo um dos motivos de visitação. São aproximadamente 20 mil restaurantes e 30 mil bares que conseguem atrair esse público e alavancam esse tipo de turismo”, salienta Sanches.

Segundo Virgílio Nelson da Silva Carvalho, representante da Abresi e da comissão julgadora do prêmio, a atividade comer fora de casa passou a ser uma ação cultural, que reforça as características da cidade que cresceu nesse segmento. “São Paulo concentra um número excepcional de cozinhas do mundo todo e com esse prêmio os profissionais do jornalismo conseguem mostrar o que a cidade se tornou dentro de uma atividade que não era reconhecida e que agora tem importância no desenvolvimento para geração de emprego e renda”, destaca.

Já Ana Flávia Marx, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, ressaltou a importância do papel do jornalista que dá visibilidade à culinária e gastronomia paulistana. “Foi enriquecedor e saboroso ver o trabalho dos diversos profissionais que concorreram, mostrando que ainda há profissionais em São Paulo que não confundem publicidade com jornalismo. Foram narradas histórias e experiência para divulgar a riqueza gastronômica da cidade seja em textos ou imagens”.


O Troféu Gastronomia da Câmara Municipal foi criado em 1997, a partir de projeto dos vereadores Aldaíza Sposati, Aurélio Nomura, Miguel Colasuonno, Antonio Goulart e Mohamad Said Mourad.
Estiveram também no 21º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, Miriam Edelira da Costa e Silva Baptista Petrone, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo; Julio Fagotti, secretário-adjunto de Turismo da Prefeitura de São Paulo, Wagner Farias, vice-presidente da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo, Celso dos Santos Silva e o diretor técnico do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

  

Siga a SMDE nas redes sociais