Sampa Criativa qualifica 200 jovens em empreendedorismo no audiovisual e gestão de projetos culturais

Alunos apresentam projetos

       Terminou na última semana a primeira fase do Sampa Criativa, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo e da Spcine, que visa impulsionar a qualificação profissional de 200 novos talentos, promovendo a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo nas áreas de audiovisual e economia criativa.

       “O Sampa Criativa é uma grande oportunidade de capacitação profissional para os jovens. No programa, eles desenvolverão diversas habilidades e criarão oportunidades para empreender em audiovisual e economia criativa. Dessa forma, estarão preparados para atuar em um mercado crescente e em constante transformação", afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico.

       As atividades, que aconteceram no Senac Lapa, tiveram duração de 40 horas na formação teórica em empreendedorismo no audiovisual e gestão de projetos culturais.

       Para a coordenadora de audiovisual do Senac, Dafne Zanoni, a iniciativa fortalece a relação com a Secretaria e valida a instituição como uma das apoiadoras da área audiovisual na cidade. “A confiança que a Spcine teve no Senac foi algo muito positivo e poder abrir as portas para pessoas que tem interesse em se formar nessa área foi muito importante para nós”, afirma.

       O segundo módulo do Sampa Criativa terá início em janeiro de 2019, quando os 200 participantes serão divididos em oito grupos de 25 alunos de acordo com os eixos temáticos do programa, que são jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, vídeo musical, jornalismo investigativo e realidade virtual. As turmas terão 80 horas de aulas com profissionais de empresas do setor previamente selecionadas.

       No último módulo, alguns alunos terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o programa. As empresas parceiras oferecerão cerca de 30 vagas de estágio nas áreas desenvolvidas durante o projeto. O processo seletivo será feito diretamente pela empresa e o contrato deve ter duração mínima de três meses. Aos que não forem selecionados serão oferecidas mentorias.

Por: Leonardo Pimentel
lpvieira@prefeitura.sp.gov.br