Ministro do MDIC visita estandes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ade Sampa no 11º Salão do Artesanato

Artesãos paulistanos apresentam suas produções e participam de palestras e workshops

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, visitou os estandes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento no 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. Ao lado do secretário especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, ele conferiu a programação especial promovida para os artesãos e manualistas. O evento teve início ontem, 7 de novembro, e segue até o próximo domingo, 11 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

"É um prazer estar aqui no Salão do Artesanato, um evento sempre muito prestigiado e de um setor tão relevante quanto o artesanato, uma atividade importante para a economia criativa e que permeia os lares por todo o país", afirmou o ministro.

"O artesanato é aquele pedaço de turismo que a gente leva para casa e fica olhando com vontade de voltar ao lugar que visitamos. Trata-se de uma atividade que gera renda e também tem um apelo sentimental. Estamos criando o Mãos e Mentes Paulistanas, uma política pública que vai valorizar todo o ecossistema do setor de artesanato e manualidades da cidade de São Paulo", revelou Aline Cardoso.

O estande do programa Mãos e Mentes Paulistanas reúne 20 expositores selecionados por chamamento público, sendo 15 microempreendedores de artesanato e manualidades e cinco instituições que atuam com a temática, para apresentar a arte paulistana.

Entre os materiais que estão sendo apresentados e vendidos pelos expositores estão bijuterias ecológicas e étnicas, origamis, cerâmicas, rendas, têxtil, costura e marchetaria. O espaço também oferecerá aos participantes acesso a uma rede de contatos relevante para o setor.

Outra iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Ade Sampa, é Arena Saberes e Inspirações, que recebe profissionais para palestras e workshops sobre o desenvolvimento de produtos com materiais do cotidiano, novas técnicas para a confecção de produção artesanal e orientações voltadas para mercado, vendas e marketing.

No estande, a Ade Sampa oferece orientação para artesãos interessados em se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), instrução sobre gestão de negócios e informações sobre cursos e projetos.

 

"As palestras e oficinas estão tendo uma ótima recepção por parte das pessoas que trabalham com artesanato e manualidades. O espaço é uma oportunidade para que elas possam se desenvolver tecnicamente e ainda ampliar o conhecimento de mercado para gerar renda", explicou a coordenadora de Desenvolvimento Econômico da secretaria, Helena Grundig.

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, a programação da Arena de Saberes teve a palestra Iconografia Paulistana, com o historiador Marcos Marsulo, que trabalha com pesquisa documental e é consultor em projetos para a área de artesanato. A outra palestra foi Empreendedorismo para Artesanato, ministrada pela analista de negócios do Sebrae-SP, Juliana Segallio, que falou sobre as necessidades e os desafios das micro e pequenos empresas. O espaço também contou os workshops Perfuração, Entrelaçamento e Torção, com Carlos da Mata, e Boneca Papietagem, com Iara Cristina Martins.

Amanhã, sexta-feira, 9 de novembro, a Arena receberá as palestras Artesão e o MEI, com Marcia Kawasaki, às 11h; Clusters Criativos, com Paula Marques, às 14h; e Feira da Benedito Calixto e seus desafios, com Maria Emília Siavaglia, às 18h. Além disso, o espaço terá o workshop Artes com filtro de café, com Rosely Ferraiol, às 16h.


Programação

09/11/2018

11h: Artesão e o MEI - Marcia Kawasaki (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
14h: Clusters Criativos - Paula Marques
16h: Workshop: Artes com filtro de café - Rosely Ferraiol
18h: Feira da Benedito Calixto e seus desafios - Maria Emília Siavaglia

10/11/2018
11h:
Reciclagem e Sustentabilidade para o Artesanato - Elisangela Cavalcante Sobral
14h: Redes sociais - Juliana Segallio (Sebrae-SP)
16h: Workshop: Marcenaria “anel e colar de madeira reciclada” - Agnaldo Gonçalves 18h: Workshop: Mosaico em espelho e vidro - Susicleide Cardoso

11/11/2018
11h:
Oficina Dolls Imagináriun - Andréia Kusaba
14h: A importância do design do produto - Marina Toledo e Julia Asche (Rede Articulando)
16h: Tecnologias digitais como fomento da economia artesanal - Camila Pinheiro (Rede ASTA)
18h: Encerramento


SERVIÇO

11º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras

Exposição Mãos e Mentes Paulistanas
Arena Saberes e Inspirações


Data: 7 a 10 de novembro
Horário: 11h às 22h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Entrada: a entrada será franca entre 11h e 14h; após este horário haverá cobrança de ingressos (R$ 20 inteira, R$ 10 meia)


Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br