Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança Campanha de Combate ao Desperdício de Alimentos e promove a gestão de resíduos sólidos em equipamentos públicos

Ação será iniciada nos mercados municipais e será expandida para outros órgãos de abastecimento da Prefeitura de São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 15 de outubro, no Mercado Kinjo Yamato, o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos. A cerimônia, realizada na véspera do Dia Mundial da Alimentação, marca o início oficial da Campanha que tem como objetivo arrecadar alimentos em boas condições para o consumo, mas que seriam descartados por não terem valor comercial, e doar para pessoas em situação de insegurança alimentar.

“Além de realizar a campanha nos equipamentos públicos, o objetivo da Prefeitura de São Paulo é conscientizar as pessoas para não desperdiçar os alimentos e também reaproveita-los, promovendo a melhoria da nutrição da população e diminuindo a produção de resíduos orgânicos”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou durante um ano no Mercado Kinjo Yamato, na zona central da cidade, o projeto-piloto de Combate ao Desperdício, que foi expandido em 2018 para o Mercado Central Pari e o Sacolão de Pinheiros. Nesse período foram arrecadadas mais de 53 toneladas de alimentos que iriam para o lixo. Essas frutas, verduras e legumes foram enviadas para o Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo para serem doadas a instituições assistenciais.

A Prefeitura de São Paulo tem como objetivo expandir a campanha para os outros 12 mercados municipais, dois sacolões e 880 feiras livre, além de equipamentos públicos que manipulem de alimentos.

Para incentivar os permissionários a aderir à campanha, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou o selo do Combate ao Desperdício, que será distribuído aos vendedores que participarem da ação. Assim, eles poderão assegurar ao cliente que é um estabelecimento socialmente responsável.

A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e integra o Plano Municipal de Segurança Alimentar (PLAMSAN). Um dos objetivos da Cosan é promover campanhas de sensibilização da sociedade para a propagação de posturas de promoção a Segurança Alimentar e Nutricional.

Resíduos sólidos

Na mesma data, a secretária, Aline Cardoso e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Edson de Lima Filho, lançaram o programa Mercado Sustentável, projeto piloto de Coleta Seletiva e de Resíduos Orgânicos. A ação, que também será desenvolvida no Mercado Kinjo Yamato, promove o manejo adequado dos resíduos sólidos nos mercados municipais, visando a redução material orgânico aos aterros sanitários.

O Kinjo Yamato foi escolhido para o projeto-piloto pelo fato de comercializar uma grande quantidade de frutas, legumes e verduras, que geram um volume expressivo de resíduos orgânicos e embalagens. Os resíduos serão separados em quatro frações: orgânicos; secos (embalagens de papelão, plástico, metal, vidro e madeira), rejeitos e alimentos.

Programação completa da Semana Municipal da Alimentação neste link: https://bit.ly/2pN3zwT

Por: Damaris Souza
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais