Mercado do Ipiranga une literatura e gastronomia

Espaço celebra evento de leitura que acontece anualmente e o aniversário do bairro

       No próximo sábado, 22 de setembro, o Mercado Municipal do Ipiranga, zona sul, recebe a 12ª edição da Feira do Livro. O evento, realizado anualmente, é produzido sempre no mês de setembro, quando também é comemorado o aniversário do bairro. A ação visa inserir cultura, conhecimento e resgatar a importância da leitura. A Feira também conta com espaço para oficinas infantis, com monitoras que acompanham as atividades de redação, pintura e desenho, incluindo exposição de livros contando a história da cidade de São Paulo.

       O evento faz parte do calendário oficial dos festejos da subprefeitura do Ipiranga. A exposição dos livros são dos próprios autores ipiranguistas e novos talentos. Na mesma data ocorre o “Ipiranga Day”, evento que celebra o aniversário do bairro do Ipiranga. Na ocasião, os munícipes poderão utilizar gratuitamente os serviços de orientações jurídicas, vacinação e orientação contra a AIDS, exames auditivos, orientação ambiental e exames de saúde.

       O Mercado Municipal do Ipiranga é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo (SMDE), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan).

O Mercado

       O Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto, conhecido também como Mercado do Ipiranga, foi inaugurado em 1940 na Rua Bom Pastor. Após nove anos, em 1949, mudou-se para a Rua Silva Bueno, famosa por abrigar um dos comércios mais populares do bairro, tornando-se um dos pontos mais bem frequentados pelos moradores do bairro e amantes da gastronomia.

       Em 12 de dezembro de 1975, após uma reforma foi reinaugurado e em 2008 ocorreu uma nova intervenção para modernizar e remanejar alguns boxes. Durante esse período, o mercado foi o principal centro de comércio alimentício da região e, consequentemente, um dos poucos a acompanhar o crescimento das ruas no entorno.

       Quem visita o ambiente pode encontrar os tradicionais sanduíches de mortadela e os famosos pastéis de bacalhau, ambos conhecidos pela quantidade de recheio. Além disso, é possível adquirir uma diversidade de pratos quentes, petiscos, massas, cereais a granel, carnes, peixes, frangos, queijos, verduras, legumes e frutas.

Serviço
Feira do Livro no Mercado do Ipiranga

Data: 22 de setembro
Horário: 9h às 16 h
Endereço: Rua Silva Bueno, 2.109 - Ipiranga (Mercado Municipal do Ipiranga)

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br