Aline Cardoso apresenta na Câmara Municipal as futuras formas de trabalho na cidade de SP

Encontro discutiu o futuro do trabalho e as profissões que realizarão home office

      A secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo, Aline Cardoso, apresentou nesta sexta-feira, 14 de setembro, na “Reunião Aberta sobre Teletrabalho, Home Office e outras modalidades de trabalho a distância” as novas formas de geração de trabalho e renda na capital paulista. O encontro, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, teve a participação de empresas, associações, entidades e parlamentares.

“Atualmente não existe mais uma relação direta entre educação formal e inserção estável no mercado de trabalho. Empregos com ações repetitivas e físicas estão diminuindo cada vez mais. Por este motivo, estamos buscando implementar políticas públicas de readaptação para novas formas de trabalho, além de habilidades e competências do futuro”, declara.

       A secretária também apresentou as ações que está realizando na Secretaria para preparar a cidade para o futuro mercado de trabalho. Uma delas é a criação da Supervisão de Futuro do Trabalho. A área se dedicará ao entendimento das tendências que estão se consolidando no mundo e no país. Os estudos obtidos servirão para nortear as políticas de desenvolvimento econômico e de qualificação profissional.

       Na ocasião, também foi apresentado o Projeto de Lei nº 511/2018, que institui a política municipal de incentivo ao Teletrabalho na cidade de São Paulo. Os principais objetivos do PL são: aumentar a oferta de emprego em áreas de maior vulnerabilidade social, a qualidade de vida do trabalhador, diminuir deslocamentos motorizados e despesas com subsídios ao transporte coletivo e incentivar a contratação de pessoas com deficiência (PCD).

      “Nós realizamos diversas reuniões técnicas para analisar as legislações existentes e as experiências internacionais, formular e validar as propostas. A expansão do teletrabalho favorece a cidade como um todo. Temos vários efeitos positivos, como a descentralização dos empregos, favorecendo áreas mais periféricas, e mais oportunidades para quem tem mobilidade reduzida”, afirma o vereador José Police Neto, autor do Projeto de Lei.

      Participaram também do encontro representantes da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), da Elleven Tecnologia, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) e da Home Agent.


Teletrabalho
       É uma maneira de trabalhar que consiste na utilização da internet, redes de telefonia e outras formas de comunicação à distância para prestação de serviço. Conhecido também como trabalho Home Office, esta modalidade é uma prática que vem se disseminando tanto entre as empresas, como entre profissionais, sejam diretamente contratados ou autônomos.

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br