Imigrantes e refugiados iniciam curso para empreender no Brasil

      Cerca de 20 alunos de países como Venezuela, Chile, Congo, Paquistão e Angola começaram nesta terça-feira, 28 de agosto, o curso “Monte seu negócio bem-sucedido em São Paulo”. A atividade faz parte do Programa Criado em Sampa, da Adesampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), da Prefeitura de São Paulo.

       A secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, esteve com o grupo de alunos e, na oportunidade, destacou os trabalhos da SMDE para auxiliar os imigrantes e refugiados. “É importante mostrar as ferramentas que a Prefeitura dispõe tanto para o emprego, por meio do CATe, como pelo do empreendedorismo como orientado no Criado em Sampa. São ações que integram e promovem a acolhida dessas pessoas que chegam ao país”, destaca Aline Cardoso.

       O curso “Monte seu negócio bem-sucedido em São Paulo” é voltado para empreendedores imigrantes, refugiados e solicitantes de refúgio na capital. As aulas buscam auxiliar este grupo no processo de desenvolvimento de ideias e construção das etapas de implementação de um empreendimento.

        Para as chilenas Olga Fernandez e Carolina Fernandez Gomez, mãe e filha, o curso é uma oportunidade de desenvolver outras habilidades. “Vim ampliar o conhecimento e verificar se tenho como aplicar em alguns projetos. Pretendo confeccionar itens como bolsas, roupas e acessórios impermeáveis com tecidos de guarda-chuvas, que forem descartados”, disse Olga. Já Carolina, que é engenheira elétrica, deseja voltar seus esforços para desenvolver um projeto na área de energia solar. “Moro na periferia e gostaria de aplicar meus conhecimentos em algo que pudesse melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente. Foco em alguma forma de gerar energia solar para oferecer alternativas para as pessoas como carregar um celular ou outros equipamentos”, relata.

         O curso conta ainda com parcerias do Conselho Britânico no Brasil, Fundo Newton e do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus). Os participantes terão 28 horas de formação, até o dia 6 de setembro. O método utilizado auxilia na busca por soluções, que se ajustem às necessidades de gestão. Também são valorizados o trabalho em rede, em equipe e o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

          O Programa Criado em Sampa já realizou formações nas zonas sul, leste e norte. Esta nova etapa ocorre na região central.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br