Abertas inscrições para 200 vagas nos cursos do Programa Sampa Criativa

Trinta participantes, aproximadamente, serão escolhidos para vagas remuneradas em empresas parceiras

       A Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) abre inscrições para o Sampa Criativa, programa de capacitação empreendedora de jovens talentos do audiovisual e da economia criativa, está com inscrições abertas até o dia 2 de agosto. A iniciativa é resultado da parceria com a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. São 200 vagas para os cursos de: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual. Os interessados poderão se inscrever pelo link: http://bit.ly/2LkOtvO.

       Podem participar jovens com idade entre 16 e 29 anos e que tenham experiência comprovada no setor audiovisual. O processo seletivo escolherá 200 pessoas por meio de sorteio público. Será levada em conta a reserva de vagas para residentes em locais com maior vulnerabilidade social e a equidade de gênero, com homens e mulheres ocupando o mesmo número de vagas. Acesse a íntegra do edital clicando aqui.


PROGRAMA

       O programa é composto por três módulos. No primeiro, 200 jovens participam de formação teórica em empreendedorismo no audiovisual e gestão de projetos culturais. As oficinas têm duração de 40 horas e acontecem no Senac Lapa Scipião, entre 17 de setembro e 27 de outubro. O corpo docente será composto por professores da instituição e especialistas da área criativa.

       Na segunda etapa, os participantes se dividIrão em oito grupos de 25 alunos, segundo os eixos temáticos do programa: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual. As turmas terão 80 horas de aulas com profissionais de empresas do setor.

       Por fim, o terceiro e último módulo será prático. Os jovens terão a chance de atuar por pelo menos três meses em empresas parceiras do Sampa Criativa. O processo seletivo será de responsabilidade da própria empresa e da instituição pedagógica contratada pelo programa. Serão ofertadas aproximadamente 30 vagas remuneradas, divididas em grupos de quatro jovens por empresa.

       Uma das referências para o Sampa Criativa foi o programa Sampa Cine Tec, também criado pela SMTE em parceria com a Spcine, e que tinha o mesmo propósito: oferecer capacitação técnica e experiências práticas para jovens talentos do audiovisual. Com atividades encerradas em dezembro de 2017, o Sampa Cine Tec contou com 74 participantes, mais de 30 empresas envolvidas, 14 meses de trabalho e 27 jovens contratados por produtoras.

SERVIÇO
Programa Sampa Criativa

Inscrições: até 2 de agosto de 2018
Cursos: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual
Informações: http://bit.ly/2LkOtvO

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMTE nas redes sociais