Três novas unidades do Descomplica SP serão instaladas pela Prefeitura

Serviço da SMTE é o mais utilizado pelos moradores

       

      A Prefeitura de São Paulo vai abrir três novas unidades do Descomplica SP nas zonas norte, sul e oeste da capital. As Prefeituras Regionais do Campo Limpo, do Butantã e de Santana/Tucuruvi, terão suas estruturas modernizadas para receber o Programa. A ação visa um atendimento de excelência ao cidadão, com mais eficiência e agilidade. De acordo com o prefeito Bruno Covas, a primeira das três novas unidades começará a ser construída ainda em novembro, no Campo Limpo.

       A administração municipal abriu, em março, a primeira unidade do Descomplica SP na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. Entre os atendimentos ofertados, a intermediação de mão de obra/encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho é o mais procurado. O serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. Nos primeiros três meses de funcionamento, o CATe atendeu quase 3 mil pessoas, no local.

       No mês de maio, a SMTE passou a oferecer oficinas de orientação pessoal e elaboração de currículo. Para a coordenadora de Trabalho, Ana Paula Rodrigues, a ação é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. “Desde a sua inauguração, a SMTE vem desenvolvendo a modernização do sistema de atendimento ao munícipe. O objetivo é integrar as atividades focadas em qualificação profissional para aproximar o cidadão da renda, seja ela gerada no mercado de trabalho formal ou por meio de iniciativas de empreendedorismo”, declara.

       Para utilizar os serviços da SMTE, basta apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS. A unidade de São Miguel Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista, Zona Leste.


       O novo posto do Descomplica SP, que será no Campo Limpo, ficará em uma área de 1.500 m², com capacidade para mais de dois mil atendimentos diários. Os outros dois locais passarão por reformas a partir de dezembro. A expectativa é ampliar progressivamente a oferta de serviços, com o estabelecimento de parcerias nas esferas estadual e federal.

Descomplica SP


       A primeira unidade, que foi implantada em março em São Miguel Paulista, na Zona Leste, oferta mais de 350 serviços públicos, faz cerca de mil atendimentos diários e registra 96% de índice de satisfação de seus usuários.

       A proposta do programa é levar o atendimento da Prefeitura a quem mais precisa, evitando que a população tenha que se deslocar até o centro expandido. Além disso, aposta na integração entre secretarias e órgãos públicos, que passam a enxergar as necessidades do cidadão de forma única, e não mais segmentada, gerando sinergia nas soluções da cidade.

       A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP 156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação/realização do serviço desejado.