PREFEITURA DE SÃO PAULO

De Braços Abertos e GCM contribuem para a redução de furtos e roubos na região da Luz

Mesmo a GCM não sendo a responsável pela segurança pública, sua presença preventiva no quadrilátero do chamado fluxo auxilia na diminuição da ocorrência de alguns tipos de crimes

16/06/2016 13h53

Por: Secretaria Municipal de Segurança Pública

O De Braços Abertos trabalha com cerca de 500 beneficiários na lógica da política municipal de redução de danos, além de contribuir para que 88% dos atendidos pelo programa tivessem reduzido drasticamente o consumo de crack. A criação do programa, em janeiro de 2014, também contribuiu para diminuir os índices de alguns crimes nas 14 ruas que fazem parte do perímetro abrangido pela ação inovadora.

Comparados os índices de furto e roubo de janeiro a março de 2013 com janeiro a março de 2016, segundo dados obtidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana junto ao Infocrim, sistema de informações criminais, houve redução de roubo e furto a pessoa, 50% e 27%, respectivamente, furto e roubo de veículos, 70% e 60%, respectivamente, e lesão corporal dolosa, 40%.

A presença preventiva de cerca de 250 guardas civis metropolitanos desde o início do De Braços Abertos está contribuindo para melhorar os índices de violência na região da Luz.
“O programa De Braços Abertos, que garante moradia, trabalho e cuidado com a saúde dos usuários de crack da região da Luz, não só contribui para a redução de danos dos usuários, mas também para a redução da violência na região. No início do 2º semestre será instalada a Inspetoria Especial de Redução de Danos na região da Luz, que contará com a presença de 300 guardas civis metropolitanos que passarão por processo de formação específica. Nossa expectativa é que a ação preventiva da GCM seja ampliada para toda a região da Luz, contribuindo para diminuir os índices de determinados delitos em toda a área”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano.

As ruas onde ocorreram a redução dos índices de criminalidade são Alameda Barão de Piracicaba, Alameda Cleveland, Alameda Dino Bueno, Alameda Glete, Alameda Northmann, Avenida Duque de Caxias, Avenida Rio Branco, Largo Coração de Jesus, Praça Júlio Prestes, Praça Princesa Isabel, Rua Conselheiro Nébias, Rua Guaianases, Rua General Rondon e Rua Helvetia.

Siga a SDTE nas redes sociais