Venda de produtos da Agricultura Familiar, no Vale do Anhangabaú, vai até sábado, 7

Alface, banana, laranja, limão, mirtilo, tomate e mandioca estão entre os produtos orgânicos ou de base agroecológica vendidos pelos produtores paulistas em evento realizado pela Prefeitura de São Paulo

Por Viviane Claudino

A 1ª Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar termina neste sábado, 7, às 18h. Nesses dois dias, o evento organizado pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) - em parceria com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Política para as Mulheres - reuniu cerca de 80 expositores para venda de produtos e alimentos mais saudáveis.

Na tenda da agricultura familiar, o consumidor encontra itens como alface, banana, laranja, limão, mirtilo, tomate e mandioca entre os produtos, orgânicos ou de base agroecológica, comercializados pelos produtores organizados em cooperativas e associações das regiões de Parelheiros, São Mateus, Mirante de Paranapanema, Mongaguá, Presidente Venceslau, Promissão, Sorocaba e Vale do Ribeira.

Para o agricultor Leandro Rodrigues Martinelli, que trabalha há 4 anos na área, a iniciativa amplia as possibilidades de vendas a preço justo e beneficia o produtor e o consumidor. “A venda sem intermediário é boa para todo mundo: nós não perdemos dinheiro com o atravessador e o consumidor adquire um produto mais saudável e mais barato. É uma excelente oportunidade para colocarmos nossos produtos no mercado e agrada a todos”.

O fortalecimento da agricultura familiar, um das prioridades da atual gestão municipal, tem ganhado destaque desde a implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que permite a aquisição de produtos diretamente do pequeno produtor, organizado em cooperativa ou associações, para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos bancos de alimentos ou redes sócioassistenciais.

“O PAA foi uma peça fundamental para os pequenos produtores. Antes éramos reféns do atravessador, obrigados a vender os nossos produtos a qualquer preço, porque não tínhamos escolha. Hoje, conseguimos nos organizar em cooperativa, o que dá mais viabilidade para a comercialização”, avalia o produtor Rafael Grothe de Oliveira, que trabalha com a família no Vale do Ribeira, na produção de diferentes itens em especial a banana, fornecida para a alimentação das escolas municipais em São Paulo.

Serviço
1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar
Quando: até sábado, 7 de maio
Horário: das 10h às 18h
Local: Vale do Anhangabaú - em frente ao prédio dos Correios

Siga a SDTE nas redes sociais