PREFEITURA DE SÃO PAULO

Apresentação da Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, na Cidade Tiradentes

24/10/2014 17h36

Por Andréa Garbim

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique esteve presente na apresentação da Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, do “Programa Mulher Viver sem Violência”.

O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira, 24, em comemoração aos 11 anos da Fundação Casa Ser Dorinha - Centro de Atenção Sexual e Reprodutiva das Mulheres, da Cidade Tiradentes, Zona Leste.

Participaram a Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a vice-prefeita, Nádia Campeão, a Subprefeita da Cidade Tiradentes, Adriana Morales, as Secretárias Municipais Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Denise Mota Dau (Políticas para as Mulheres), a representante dos movimentos sociais da região, Maria Auxiliadora, e a Rose Souto (da Casa Ser Dorinha).

A unidade móvel integra a política de universalização de serviços e ações contra a violência feminina que está sendo implementada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República nos municípios que contam com poucos organismos de políticas para as mulheres.

Dessa forma, o ônibus está adaptado e equipado para realizar o atendimento emergencial e preventivo, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e a realização de um eventual primeiro atendimento.

A equipe, integralmente formada por mulheres, é composta por motoristas, psicóloga, assistente social, auxiliar de enfermagem, coordenadoras das áreas técnicas, Guardas Civis Metropolitanas, representante da Subprefeitura e ou do equipamento especializado em atendimento à mulher.

O objetivo da iniciativa é trabalhar com o atendimento individualizado e ao mesmo tempo, não deixar de fazer intervenções no cotidiano dessas mulheres, com a meta de fortalecer ainda mais a rede de enfrentamento à violência. O veículo também está adaptado para circular em áreas de difícil acesso, remotas ou desprovidas de equipamentos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, como as zonas periféricas dos grandes aglomerados urbanos, zona rural, assentamentos precários e áreas de mananciais.
 

CAT Móvel da SDTE na região

Uma unidade do CAT Móvel da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo também estava na região atendendo a população da Cidade Tiradentes. Os serviços oferecidos foram vagas de emprego, emissão da carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego, formalização de microempreendedor individual (MEI) e inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Siga a SDTE nas redes sociais