PREFEITURA DE SÃO PAULO

Conselho define eixos temáticos para a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento será realizado entre os dias 13 e 19 de outubro com a presença de especialistas no segmento de ciência e tecnologia

08/08/2014 11h22

Por: Cristina Braga

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação (CMCT&I), que faz parte da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), reuniu-se nesta quinta-feira, 7, na sede da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Zona Central. Os membros do Conselho debateram entre outros assuntos, a formatação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Secretário Artur Henrique afirmou que a abertura da Semana deverá ocorrer na Câmara Municipal de São Paulo. “Na oportunidade, poderemos anunciar a aprovação da Lei Municipal de Inovação”, avaliou. O Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) será convidado para se apresentar na ocasião.

No encontro foi abordado que o projeto de Lei 498/2012 (Política Municipal de Inovação e criação do Fundo Municipal de Fomento à Ciência, Pesquisa e Inovação) continua tramitando na Câmara onde passou por várias comissões até agora.

Na pauta da reunião, foi discutida, ainda, a programação a ser realizada na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia cujo tema ficou definido como “Desenvolvimento Social”. O Coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Luiz Barbosa, discutiu as propostas que vão compor os temas dos seminários e palestras. Haverá este ano, um envolvimento com os alunos da rede municipal de ensino, universidades e institutos de ensino superior.

Projeta-se realizar uma segunda programação que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de outubro, com a comunidade escolar. A ideia a ser concentrada nos equipamentos públicos (CEUs) é aproximar professores e jovens estudantes, destacando a importância estratégica do conhecimento científico, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do país.


Foram definidos quatro grandes temas que vão nortear a Semana: A Ciência e Tecnologia para a prevenção de grandes desastres naturais e o desafio de morar na Cidade de São Paulo; Democracia, Gênero e Conhecimento: a imprescindibilidade da participação efetiva das mulheres nos meios acadêmicos; Relação entre novas ferramentas tecnológicas: Economia Solidária, Empreendedorismo e ainda o Sistema Municipal de Ciência e Tecnologia, linhas gerais estruturantes e ações previstas para 2015.

Siga a SDTE nas redes sociais: