Secretaria de Desenvolvimento Econômico insere cerca de 70 mil pessoas no mercado de trabalho

Texto: Célio Soares

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo inseriu no mercado de trabalho em 2009, cerca 70 mil pessoas que procuraram as unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho em busca de oportunidade de emprego. Esse número é 22,63% superior ao registro no ano anterior.  Outro número expressivo apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ao prefeito da Cidade nessa sexta-feira foi o de pessoas atendidas pela Secretaria nos CATs: 950 mil que foram em busca de emprego ou carteira de trabalho, habilitação do seguro desemprego, de micro crédito da São Paulo Confia, ou para limpar o nome por meio do Pacet ou atrás de orientações e capacitação em cursos oferecidos nas unidades.


Os CATs são, conforme declara o secretário, a porta de entrada para o cidadão utilizar os serviços oferecidos pela Secretaria. Nas 10 unidades instaladas na cidade, o serviço de maior procura é o de oportunidade de empregos. No ano passado, a SEMDET captou junto às empresas 250 mil vagas. Isso possibilitou a colocação ou a reintrodução de 69.105 trabalhadores no mercado de trabalho no mesmo período em São Paulo.


Nos últimos 12 meses, duplicou o número de unidades do CAT na cidade passando de cinco postos para 10. Esse aumento faz parte da política de descentralização dos CATs levando-os para todas as regiões da cidade. Foram implantados cinco novos postos avançados de atendimento no Jabaquara, Itaim Paulista, Lapa, Tatuapé e Tucuruvi.


Capacitação - Com a implantação do Centro Municipal de Formação Profissional no CAT Luz, em maio de 2009, a Semdet deu um grande passo para oferecer cursos de capacitação aos trabalhadores de São Paulo. Foram qualificados no ano passado 4103 pessoas em nove projetos diferentes. Esse número é 56,8% maior do que o registrado em 2008. Podemos destacar alguns dos projetos como Jovens Paulistanos, Remanufatura de Computadores, São Miguel no Ar, Jovens Urbanos, audiovisual e o Restaurante Escola.


Já o POT - Programa Operação Trabalho que, enquanto qualifica o trabalhador, fornece um benefício financeiro  ao mesmo, promoveu no ano passado 18 projetos, atendendo a 1903 pessoas, ou, 34,48% a mais do que em 2008. O índice de reinserção no mercado de trabalho foi de aproximadamente 20%.
 

Empreendedorismo - Com relação a projetos voltados ao empreendedorismo de São Paulo, a Semdet promoveu o Balcão do Empreendedor, Crer-Ser, Profissionais do Varejo, Qualificação de Jovens Aprendizes com Rotary e Unicef e a Fábrica Verde.  Nesses seis projetos foram beneficiadas 914 pessoas. Para dar suporte financeiro ao empreendedorismo, a São Paulo Confia cumpre sua parte concedendo créditos aos microempresários mesmo aqueles que têm restrições nos agentes bancários. Em 2009, havia 9759 clientes ativos que conseguiram 23.774 empréstimos num valor total de R$ 36,7 milhões, número 25,38% superior ao financiado em 2008. Também no ano passado aumentou em 54,54% a quantidade de agências espalhadas na cidade passando de 11 para 17. Outro fato de destaque é a redução em 40,66% da média de inadimplência que passou de 2,41% para 1,71%.  Para 2010, a São Paulo Confia espera conceder mais de 26 mil créditos, num valor de R$ 45, 7 milhões e aumentar o número de agências para 22.


Metas - Durante a apresentação ao prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho revelou as metas da Secretaria para 2010 a 2012. Na área de intermediação de mão-de-obra, a previsão é atender mais de 3,1 milhões de trabalhadores, com média anual de 1,04 milhão, construir 4 novas unidades do CAT e 25 novos CATs Avançados, além da implantação do Sigae Web (sistema de atendimento on line para vagas de trabalho e habilitação de seguro desemprego). Na capacitação, estão previstos projetos que beneficiarão 29 mil neste ano.


Na área de desenvolvimento econômico, com o Decreto 50.995, de 16 de novembro de 2009 que criou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho será possível executar projetos como o Atlas Municipal do Desenvolvimento Humano em São Paulo, Ciências da Vida, Saúde e da Biotecnologias, Economias Criativas, Mercado de Flores de São Paulo, Observatório do Mercado de Trabalho, Parque Tecnológico da Zona Leste de São Paulo, Projeto de Desenvolvimento da Zona Leste, Programa de Incentivos Seletivos para a Região Adjacente a Estação da Luz e São Paulo Costurando o Futuro.
 

O mesmo decreto transferiu a vinculação da SPP- Companhia São Paulo de Parcerias e a Secretaria utilizará como apoio aos diversos programas municipais que tenham a parceria público-privada. A Semdet recebeu também a responsabilidade de promover a colocação de Cepac- Certificado de Potencial Adicional de Construção junto ao mercado para permitir a utilização do resultado na implementação das obras-objeto das operações urbanas consorciadas Faria Lima e Águas Espraiadas. Os Cepacs são valores mobiliários negociados na Bolsa de Valores que permitem à Prefeitura arrecadar, por meio de outorga de direitos adicionais de construção, recursos da iniciativa privada para execução de obras de infra-estrutura urbana no perímetro das operações urbanas.
 

A criação do Programa Agência de Desenvolvimento da Cidade de São Paulo- ADSAMPA foi outra novidade o trabalho da Secretaria para 2010. O objetivo da Adsampa é promover a execução de políticas de desenvolvimento, especialmente as que contribuem para atrair novos investimentos nacionais ou estrangeiras, promover e estimular a expansão das empresas instaladas na cidade, bem como propor e acompanhar a execução de políticas de desenvolvimento econômico. Ainda como metas da Agência são a discussão dos problemas da cidade, a identificação das soluções e a formulação de propostas para o desenvolvimento com vistas a confirmação de São Paulo como metrópole global e um dos principais centros de negócios de produção cultura e intelectual da América Latina.