Cerca de 15 mil pessoas recebem orientação para ingressar no mercado de trabalho

De abril a dezembro do ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho promoveu o Programa de Orientação para o Trabalho, que tem como finalidade ensinar aos trabalhadores a forma adequada de se comportar e agir na hora de procurar emprego. Durante esse período, foram realizadas 1.056 atividades com 14.920 participantes.
Além disso, foram realizadas palestras nos postos dos CATs, entre elas ‘‘Drogas no Ambiente de Trabalho’’, ‘‘Gestão de Pessoas’’, ‘‘Motivação e Humor’’ e ‘‘Deficiência intelectual e a inclusão no mercado de trabalho’’ promovida pela Apae São Paulo.
O Projeto- O Programa Orientação ao Trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, partindo da premissa que uma das maiores dificuldades das pessoas na hora de procurar emprego é a forma de se comportar e agir durantes as etapas dos processos seletivos, e a conseqüência disso é que muitos profissionais qualificados perdem boas oportunidades de trabalho.
O Programa oferece oficinas e atividades que visam orientar os participantes em temas como elaboração de currículos, linguagem, comportamento ideal, iniciativa e determinação, pontualidade, entre outros. O Programa também promove dinâmicas de grupo para desenvolver a timidez daqueles que tem dificuldade em se expressar e falar em público.
Para aqueles que estiverem interessados, o programa continua em andamento. Basta se inscrever nas unidades dos CATs Interlagos, Itaquera, Lapa, Luz e Santana.