Secretaria do Trabalho agora é desenvolvimento econômico

Texto: Célio Soares

O prefeito de São Paulo assinou o decreto nº 50.995, publicado na edição dessa terça-feira no Diário Oficial, alterando a denominação da Secretaria Municipal do Trabalho para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). Além disso, o documento cria o Programa Agência de Desenvolvimento da Cidade de São Paulo- ADSAMPA e o Comitê de Desenvolvimento Econômico, além de transferir a vinculação da SPP- Companhia São Paulo de Parcerias e as atribuições e gestão dos CEPACs- Certificados de Potencial Adicional de Construção.
 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho “a prioridade inicial é reunir os projetos, recursos, propor e viabilizar modelos de financiamento, consolidar e gerenciar planos de desenvolvimento econômico da cidade, estabelecer e programar política para a indústria, comércio e serviços e outras parcerias que priorizem  a vocação local bem como a adoção de medidas que representem estímulos e incentivos à iniciativa privada”, explica.
 

As mudanças na Secretaria ocorrem para que sejam feitas articulações da Prefeitura, do setor privado, de entidades empresariais, sindicais e da sociedade civil para a promoção de oportunidades de negócios, de geração de emprego e renda. O estimulo à manutenção ou realocação de indústrias intensivas em mão-de-obra também será uma das metas da Secretaria. “Vamos promover o fortalecimento empresarial, apoiando a formação de agrupamentos de micro, pequenas e médias empresas, a organização de recursos de gestão empresarial, treinamento e qualificação profissional”, diz o secretário.
 

“São Paulo será o maior atrativo da América Latina. Vamos buscar atrair investimentos em capital e tecnologia, em serviços avançados, em indústrias intensivas e em atividades tais como lazer, ensino e pesquisa por meio de intercâmbios nacionais e internacionais com organismos de atuação similar, agentes financiadores e de fomento, instituições e entidades acadêmicas e afins, buscando aproveitar e expandir ao máximo as potencialidades da cidade para um desenvolvimento econômico sustentável”, completa.