Portal do Cate recebe cursos nas áreas de gestão, logística e elétrica da Fundação Paulistana

Formação em cinco áreas ganha versão on-line; aulas foram remodeladas para formato virtual e já estão disponíveis na plataforma

 Os quatro cursos do projeto FOCO da Fundação Paulistana, da Prefeitura de São Paulo, chegam em versão on-line ao Portal do Cate. As atividades estão disponíveis na plataforma www.cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos com aulas para qualificação profissional de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro e Assistente de Logística. Adaptados para a versão on-line, os cursos têm duração de 30 horas cada e os alunos que completam essa carga horária recebem o certificado de conclusão.

O programa FOCO foi oferecido em versão presencial em 2019, e capacitou 178 profissionais que aumentaram siginificativamente suas chances de atuar em gestão, logística e na área administrativa. Em 2020, no contexto de enfrentamento à pandemia, foi possível capacitar outras 75 pessoas.

“Mesmo com a pandemia, as áreas de gestão, logística e elétrica têm altas taxas de empregabilidade. Além disso, por conta do aumento do uso de aplicativos e e-comerce no isolamento social, as empresas necessitam de profissionais qualificados. Esses cursos profissionalizantes são ótimas opções para quem terminou o ensino médio e busca por emprego e geração de renda rapidamente”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Turismo.

Conteúdo programático

No curso de Assistente de Recursos Humanos os alunos vão conhecer os principais processos da área utilizados nas empresas e instituições públicas. O profissional estará qualificado para atuar como apoio em ações de recrutamento, seleção e integração, treinamento e desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e na elaboração de planos de cargos e salários. O profissional também estará apto a ajudar em ações de promoção da qualidade de vida e segurança no trabalho nas corporações.

O curso de Assistente de Logística capacita o futuro profissional para o trabalho no apoio à coordenação da cadeia de suprimentos, exercendo atividades auxiliares na aplicação de procedimentos de logística, como recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos; além de colaborar no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

O aluno que escolher assistir às aulas de Assistente Financeiro será capacitado para trabalhar com as ferramentas e executar atividades relacionadas aos departamentos de contas a pagar e receber, controle de movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa, lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária, preenchimento de formulários, guias e gestão de documentos. Além de identificar e atender a demanda interna da instituição que atua.

No curso de Assistente Administrativo os profissionais vão desenvolver competências para atuar no apoio aos setores de diversas áreas de gestão, como administrativos, contábeis, finanças, produção, logística, vendas e recursos humanos. Trabalhando em instituições públicas ou privadas, observando os procedimentos operacionais e a legislação. O profissional irá exercer atividades administrativas, elaborando e arquivando documentos diversos, atendendo fornecedores, clientes e o público em geral.

Elétrica de baixa tensão

Os quatro cursos que compõem o projeto FOCO chegam ao portal do Cate acompanhados de outra importante qualificação oferecida pela Fundação Paulistana: Introdução à Elétrica.

Trata-se da versão online do curso de Elétrica de Baixa Tensão . O aluno recebe o certificado após concluir as 10 horas de aula e pode atuar no conserto e reparo em quadros de energia residenciais.

“Em mais de um ano de pandemia, adaptamos os nossos cursos presenciais para edição online. Todos gratuitos e com certificado. As pessoas podem se qualificar sem sair de casa e se preparar para oportunidades no mercado de trabalho nas áreas de gestão empresarial,em especial das MPEs, para a retomada econômica, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou mais de 28 mil cidadãos ao longo de sua existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Portal do Cate

No ar desde 2019, o Portal do Cate conta com mais de 80 cursos de capacitação profissional por meio de videoaulas. São aulas e oficinas que vão desde dicas para escolher uma profissão até orientações para o empreendedorismo.

Os cursos são totalmente gratuitos e para a atuação em áreas com alta oferta de empregabilidade no mercado: tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade, economia criativa, entre outros.

Os alunos que finalizarem as capacitações terão direito a certificados emitidos automaticamente pela plataforma.

Os cursos foram desenvolvidos pela Fundação Paulistana, também vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.