Economia Criativa

Moda e Costura

 

O curso de qualificação profissional gratuito de Moda e Costura integra o programa Fashion Sampa, uma política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que incentiva o mercado da moda contribuindo com ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios na capital paulista. A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura é responsável pela qualificação dos alunos. Os cursos acontecem no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no CEU Heliópolis. As aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde. Com uma metodologia prática e teórica, os alunos estudam as seguintes disciplinas:

Básico: 132h

  • Costura e Introdução a Modelagem: o aluno aprenderá como cortar, montar, costurar e fazer acabamentos utilizando técnicas básicas e produzindo peças do monstruário. Além de desenvolver competências visando a qualidade na produção do vestuário. O aluno também vai aprender a manusear máquinas de costura (reta e overloque), e conhecer os tipos de tecidos e aviamentos;
  • Sociedade e Cidadania: exercita o senso crítico e estimula o protagonismo, a convivência e socialização em diversos meios (comunidade escolar, família, redes sociais, entre outros);
  • Atitude empreendedora: prepara os participantes em busca de oportunidades no emprego formal, autônomo, na formação ou vinculação a uma cooperativa através da moda. Os alunos também vão ter orientações sobre o uso consciente dos resíduos têxteis.

Avançado: 100h

Costura e Modelagem Avançadas: O aluno vai aprender a modelar e montar peças de confecção, utilizando técnicas de modelagem plana, corte, costura e acabamento visando a qualidade na produção do vestuário. Preparação de moldes para o corte e ampliação e redução de tamanhos de acordo com procedimentos técnicos e tabela de medidas.

Workshop: 100h 

Introdução ao Design de Moda: O aluno aprenderá processos criativos específicos para elaborar o design de uma coleção capsula com destaque no processo criativo e técnicas para ilustração de croquis.

Outras temáticas de Workshops são realizadas ao longo do ano com carga horária de 40h.

Ao final, os alunos exibem as peças produzidas ao longo da formação em um desfile dentro da cerimônia de conclusão de curso.

Requisitos: idade mínima de 16 anos.

 

LOCAL DOS CURSOS:

- CFFCT: 

Nível: Básico e Avançado 
Endereço:
R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo, São Paulo - SP, 08474-480.
Horários: Manhã e Tarde

Para saber sobre a abertura de novas turmas, entre em contato com o CFCCT: (11) 2392-2010.
 

- CEU Heliópolis

Nível: Básico e Avançado 
Endereço:
 Estr. das Lágrimas, 2385 - São João Climaco, São Paulo - SP, 04244-000
Horários: Manhã e Tarde

Clique aqui e conheça o conteúdo das oficinas e cursos. 

 

 Aulas do Programa Moda e Costura | Foto: ASCOM FP

 

Aulas do Programa Moda e Costura | Foto: ASCOM FP