Programa Moda e Costura

Atualizado 04/2020

O curso de qualificação profissional gratuito de Moda e Costura integra o programa Fashion Sampa, uma política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, que incentiva o mercado da moda contribuindo com ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios na capital paulista. A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura é responsável pela capacitação dos participantes. Acontece duas vezes ao ano no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e tem duração de três meses (150 horas). As aulas ocorrem nos períodos manhã, tarde e noite. Com uma metodologia prática e teórica, os alunos estudam as seguintes disciplinas:

  • Corte e costura: o aluno vai ter o primeiro contato e executar tarefas em máquinas do tipo reta e overloque; 
  • Modelagem: prepara o estudante para desenhar moldes e, depois, confeccionar roupas; 
  • Sociedade e Cidadania: exercita o senso crítico e estimula o protagonismo, a convivência e socialização em diversos meios (comunidade escolar, família, redes sociais, entre outros);
  • Visão empreendedora: prepara os participantes em busca de oportunidades no emprego formal, autônomo, na formação ou vinculação a uma cooperativa através da moda. Os alunos também vão ter orientações sobre o uso consciente dos resíduos têxteis.

No final, os estudantes exibem suas peças produzidas ao longo da formação em um desfile aberto ao público, dentro da cerimônia de conclusão de curso.